Home > Xandó: Avaliações e Opiniões

PapoFácil: Alcatel-Lucent Enterprise em nova fase

Flavio Xandó

27/11/2017 às 8h30

Foto:

Nuno Ribas, Head of Cloud Business, conta sobre o atual momento da Alcatel-Lucent Enterprise, e recentes casos de sucesso como por exemplo, a expansão do projeto de comunicação unificada no governo de Santa Catarina e o uso de nova geração de sistema de WiFi sem necessidade de gerenciador.

Gravado dia 24/11/2017



Governo de Santa Catarina assume a plataforma Rainbow como ferramenta de comunicação entre suas secretarias

  • Governo assume conceito de colaboração corporativa na comunicação entre funcionários
  • Ferramenta da ALE permite integração de voz e dados dos órgãos do governo

O Governo de Santa Catarina firma parceria com a ALE, que atua sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise, para a implantação da plataforma Alcatel-Lucent Rainbow™ como ferramenta de comunicação e colaboração corporativa dos funcionários públicos do estado. Por meio da Secretaria de Estado da Administração (SEA-SC), a implantação de uma solução inovadora tem como objetivo incentivar a colaboração corporativa. A partir de agora, Rainbow é a forma de comunicação interna em diversas secretarias e entidades do Governo de Santa Catarina.

O novo recurso permite uso de chat, áudio e vídeo, para manter os funcionários públicos sempre conectados, em qualquer lugar, com diversos tipos de dispositivos. Na primeira fase do projeto será possível a 40 mil funcionários trocar mensagens de texto, áudio e vídeo; compartilhar arquivos; criar grupos por área de atuação; e receber comunicados oficiais do governo. A previsão é de que, até o fim de 2018, 90 mil funcionários terão os mesmos recursos disponíveis.

O parceiro de negócios da ALE responsável pela implantação do projeto foi a Intuitiva Tecnologia, integradora de soluções em comunicação e colaboração. A instalação já chegou aos seguintes órgãos do Governo de Santa Catarina: Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Secretaria de Estado de Articulação Nacional, Secretaria de Estado do Planejamento, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Polícia Militar de Santa Catarina, Procuradoria Geral do Estado, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola, Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha, Agência de Regulação de Serviços Públicos e Polícia Civil do Estado de Santa Catarina.

“Todas as iniciativas da Secretaria da Administração têm como foco otimizar as aquisições realizadas pelo Governo do Estado. Estamos sistematicamente buscando soluções que possam gerar benefícios em iniciativas integradas, com preferência para sistemas abertos que nos ofereçam a possibilidade de ampliação com o menor custo e o máximo de aproveitamento, como é o caso dessa solução que passamos a implantar e que irá gerar um ganho importante em nosso processo de comunicação interna com todos os servidores do Estado. Nossa estratégia é a busca contínua pela qualidade do gasto público. Essa é nossa responsabilidade frente ao atual momento econômico que estamos vivendo”, destaca o Secretário de Estado da Administração do Governo do Estado de Santa Catarina, Milton Martini.

De acordo com Nuno Ribas, head em Cloud Business para a região EUSO da Alcatel-Lucent Enterprise, “uma só plataforma de comunicação é o primeiro passo para o conceito de comunicações unificadas, o que exige uma infraestrutura de TI preparada para a enorme demanda da carga gerada por funcionários que usam cada vez mais dispositivos móveis e aplicações no ambiente de trabalho”. Para o executivo, preservar o investimento inicial sempre que houver atualizações e novos produtos também é uma prioridade do projeto. Portanto, a escolha por projetos baseados em uma estrutura própria enxuta e serviços em nuvem é ideal, principalmente quando associada aos sistemas de comunicação existentes. “O Rainbow é a solução perfeita para melhorar condições de produtividade, mobilidade e colaboração em alto nível, que moldam as empresas digitais do futuro. Este é o caso do Governo de Santa Catarina, que já é cliente da ALE na Infraestrutura de Comunicações.”

“No contexto atual, os fornecedores e integradores de tecnologia estão sendo cada vez mais requisitados por empresas que querem otimizar processos e ganhar um diferencial competitivo. Os departamentos de TI assumiram papel estratégico dentro das médias e grandes companhias, e percebem agora que a tecnologia é capaz de inseri-las em mercados antes inatingíveis”, afirma Mauricio Rosa Barbosa, diretor executivo da Intuitiva Tecnologia. “Os fornecedores de TI precisam estar atentos à escolha e à flexibilidade requerida por clientes, e a Intuitiva Tecnologia, trabalhando sempre em conjunto com a ALE, foi capaz de entender e atender às necessidades do Governo de Santa Catarina no que se refere à flexibilidade, facilidade de comunicação e, principalmente, custo-benefício.”

Rainbow – Como uma Plataforma de Comunicação como Serviço (CPaaS) baseada em nuvem, a arquitetura aberta do Rainbow oferece um conjunto de serviços que se integram com aplicativos e processos de negócios. A plataforma opera por meio de um aplicativo em desktops e smartphones e possibilita o gerenciamento de contatos, de presença, mensagens instantâneas, chamadas de áudio e vídeo, além de compartilhamento de tela e de arquivos.



Alcatel-Lucent Enterprise amplia solução de mobile campus 
para oferecer alto desempenho no acesso WiFi e LAN

Novos access points, switches de ponta e melhorias no gerenciamento de rede garantem acesso WiFi de alta velocidade e melhor qualidade de serviço em áreas de negócios com grande densidade de usuários móveis e dispositivos para Internet das Coisas (IoT)

  • Novos access points Alcatel-Lucent OmniAccess® Stellar oferecem a tecnologia mais recente 802.11ac wave 2 para oferecer simplicidade, bom desempenho, capacidade de análise e capacidade de atender as necessidades da IoT tendo como base uma experiência de uso com foco na excelência
  • Nova família de switches empilháveis LAN Alcatel-Lucent OmniSwitch® com Multigigabit fornece maior capacidade de banda para a nova geração de access points, ao mesmo tempo em que o alto poder de PoE suporta os mais exigentes dispositivos IoT
  • O recente lançamento Alcatel-Lucent OmniVista® 2500 NMS oferece gerenciamento unificado de rede tanto de LAN quanto de WLAN, junto com a capacidade de realizar análises inteligentes para auxiliar o monitoramento e o gerenciamento do uso de aplicativos, além de fomentar melhores decisões estratégicas de negócios

A ALE, que atua sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise, anuncia hoje os novos produtos que melhoram as soluções de mobile campus. Novos access points, switches de ponta e recursos para gerenciamento de rede criam uma infraestrutura de rede otimizada para promover a transformação digital dos negócios, incluindo serviços de última geração e a Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês).

Destaque para a solução WiFi

Um dos destaques da expansão da família de soluções da Alcatel-Lucent Enterprise Mobile Campus é a nova família de produtos Alcatel-Lucent OmniAccess Stellar WLAN. Os access points Stellar usam uma arquitetura controller-less com inteligência de controle distribuída,o que garante maior confiabilidade, melhor escalabilidade e redução de custos. Permite uma experiência de usuário de alta qualidade aproveitando a tecnologia 802.11ac Wave 2, tanto para acesso indoor quanto outdoor, com resiliência e segurança. Além disso, inclui o gerenciamento integrado de visitantes e DPI, o que pode ser usado para análises inteligentes e ajudar a oferecer melhor suporte aos dispositivos destinados a Internet das Coisas como câmeras de vigilância, sinais de trânsito e muito mais.

O OmniAccess Stellar é oferecido em dois modos:

  • WiFi Express: Pode ser escalado até 64 APs e opera em uma arquitetura simplificada de cluster, oferecendo instalações plug-and-play; é mais indicado para as pequenas e médias empresas.
  • WiFi Corporativa: Usada para redes de alta disponibilidade, opera em uma arquitetura controller-less, mas exige o OmniVista 2500 NMS para oferecer serviços de rede múltiplos incluindo uma solução abrangente para gerenciamento de visitantes, BYOD, containment, IoT, suporte a dispositivos Apple/ DLNA e análises detalhadas (analytics).

Switches de Acesso empilháveis

A mais recente adição para a família de switches de acesso é o OmniSwitch 6560 com portas  Multigigabit 2.5Gbps que permitem WiFi de alta velocidade e alto PoE para suportar os dispositivos de IoT. Com portas adicionais de 10 Gbps para uplink e portas adicionais de 20 G, ele oferece a capacidade de atender as crescentes demandas no tráfego da rede.

Gerenciamento de rede – Análises inteligentes (Smart Analytics)

A solução Alcatel-Lucent OmniVista® 2500 Network Management oferece às empresas o monitoramento inteligente ao mesmo tempo em que garante controle de usuários, dispositivos e aplicações. Isso pode dar às empresas a capacidade de criar uma maneira simples e eficaz de gerenciamento unificado de recursos capaz de apoiar melhor as decisões estratégicas. O OmniVista não só faz o gerenciamento da infraestrutura OmniAccess Stellar WLAN como também oferece configuração e gerenciamento de políticas unificados, tanto para LAN quanto para WLAN. Além de evitar tarefas duplicadas, é eficiente em manter as políticas consistentes em toda a infraestrutura de rede e para simplificar a operação de TI. O OmniVista oferece também painéis de análise de aplicações que apresentam todas as informações relevantes sobre o uso da rede, o que garante o alinhamento dos investimentos com a estratégia de negócios.

Material relacionado:

Mobile Campus Solutions http://bit.ly/2ga02a9

Mobility is Everything [blog]

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail