Home > Xandó: Avaliações e Opiniões

PapoFácil: SUSE amplas soluções para datacenter e processamento corporativo

Flavio Xandó

14/12/2018 às 20h23

Foto:

Aslan Carlos, Engenheiro de Sistemas, explica os diferentes serviços que existem no SUSE Linux, capacidade de trabalho bi-modal, forma tradicional ou usando containers para organizar o processamento em módulos escaláveis e que podem estar on-premise ou na nuvem, isso tudo rodando em aparelhos diminutos usando tecnologia ARM, nos tradicionais x86, mainframe e IBM Power.

Gravado dia 10/08/2018 na SUSE


PAPOFÁCIL #294 SUSE amplas soluções para datacenter e processamento corporativo


SUSE pavimenta o caminho para transformação de TI na era de “tudo definido por software”

SUSE Linux Enterprise 15 é o novo sistema operacional multimodal que conecta tecnologias tradicionais de data center à infraestrutura definida por software

SUSE, pioneira em software open source, anuncia hoje o lançamento do SUSE Linux Enterprise Server (SLES) 15SUSE Manager 3.2 e SUSE Linux Enterprise High Performance Computing 15. O foco da empresa com as novas soluções é permitir que seus clientes acompanhem o ritmo de inovações tecnológicas da atual era de transformação digital, atendendo às necessidades de uma TI multimodal.

A SUSE continua a contribuir com as organizações a se transformarem e se adaptarem com soluções de entrega de aplicativos e infraestrutura definida por software. Isto permite que as operações de TI e a metodologia DevOps atendam às demandas dos negócios digitais que exigem maior agilidade e menores custos.

“À medida que organizações em todo o mundo transformam seus sistemas corporativos para adotar tecnologias modernas e ágeis, múltiplas infraestruturas para diferentes cargas de trabalho e aplicativos são necessárias”, diz Thomas Di Giacomo, CTO da SUSE. “Isso geralmente significa integrar plataformas baseadas na nuvem em sistemas corporativos, mesclando desenvolvimento em container com desenvolvimento tradicional ou combinando aplicativos com microsserviços. Para unir a infraestrutura tradicional à definida por software, a SUSE criou um sistema operacional multimodal, o SUSE Linux Enterprise 15”.

SUSE Linux Enterprise 15

SUSE Linux Enterprise 15 é um sistema operacional modular moderno, que ajuda a simplificar a TI multimodal, torna a infraestrutura de TI tradicional mais eficiente e fornece uma plataforma bastante atrativa para os desenvolvedores. Como resultado, os clientes podem facilmente implantar e fazer a transição de cargas de trabalho críticas para os negócios em ambientes de nuvem privadas e públicas.

A plataforma SUSE Linux Enterprise 15 usa uma “base de código comum” para garantir a mobilidade de aplicativos em ambientes de TI multimodais. A arquitetura Modular+ da SUSE aborda novos desafios que os clientes enfrentam na busca de inovação para a infraestrutura de TI tradicional existente, com objetivo de torná-la mais eficiente.

Com foco na comunidade de desenvolvedores, o SUSE Linux Enterprise 15 acelera a transição corporativa de uma assinatura gratuita do desenvolvedor ou das configurações da comunidade Linux (openSUSE Leap) para desenvolvimentos de Linux empresarial totalmente suportados.

SUSE Manager

Criada para Linux, a versão mais recente do SUSE Manager oferece novos recursos focados na redução de custos, melhoria de eficiência da metodologia DevOps e no fácil gerenciamento de grandes e complexas infraestruturas de IoT, nuvem e containers.

A solução SUSE Manager 3.2 ajuda os clientes a melhorar a eficiência da metodologia DevOps e atender aos requisitos de conformidade com uma única ferramenta que gerencia e mantém desde dispositivos periféricos até ambientes de clusters Kubernetes.

Alta Disponibilidade

As empresas estão reconhecendo que uma infraestrutura de computação de alto desempenho (HPC) é vital para suportar as análises avançadas – como Inteligência Artificial (IA) e machine learning – e simular aplicativos futuros. Em resposta, a SUSE lança o SUSE Linux Enterprise High Performance Computing 15 como um produto à parte para atender este crescente mercado. Ele inclui um conjunto abrangente de ferramentas especificamente projetadas para o ambiente de computação paralela, incluindo carga de trabalho e gerenciamento de cluster.

Com ênfase arquitetural em construir conexões, a SUSE reconhece a necessidade das organizações na proteção de seus investimentos atuais em TI, ao mesmo tempo em que transformam e modernizam a infraestrutura. O lançamento destes produtos reforça essa visão, capacitando e ajudando as empresas a serem bem-sucedidas em sua jornada de transformação de TI, cada uma em seu próprio ritmo.

Parceiros no SUSE Linux Enterprise 15

“Saudamos sinceramente o lançamento do SUSE Linux Enterprise Server 15. Por meio de nossa proximidade e parceria estratégica, SUSE e Fujitsu colaboram para aprimorar a computação de missão crítica e em nuvem híbrida. A integração do SLES 15 com o hardware, o software e os serviços da Fujitsu garante maior desempenho, trazendo ainda mais confiabilidade e segurança ao ambiente operacional. Tenho certeza de que nossa colaboração contribuirá para operações estáveis e sustentáveis nos sistemas de nossos clientes”, detalha Kenji Kaneshige, vice-presidente da Divisão de Desenvolvimento Linux da unidade de Negócios de Plataforma de Software da Fujitsu Limited.

“Os clientes buscam a Huawei como uma provedora de soluções estratégicas para auxiliar a transformação digital e trazer sucesso a seus negócios. Conseguimos isso fornecendo plataformas de computação eficientes, inovadoras e confiáveis, e promovendo um ecossistema colaborativo. A combinação do Huawei FusionServer com o SLES 15 prepara a infraestrutura atual dos clientes para as necessidades futuras de um mundo digitalmente conectado. A sinergia entre SUSE e Huawei produz as melhores soluções para os clientes aplicarem a todas as cargas de trabalho”, relata William Dong, vice-presidente de Vendas de Soluções de Marketing da Huawei Enterprise Business Group.

“A Lenovo está entusiasmada pela parceria com a SUSE, destinada a ajudar clientes na criação de data centers definidos por software e aplicações futuras por meio de nossos servidores ThinkSystem. O SUSE Linux Enterprise 15, com os nossos servidores, representa um ambiente baseado em práticas recomendadas para um conjunto diversificado de cargas de trabalho de missão crítica, análise e alto desempenho. Usando o SLE 15 junto aos servidores ThinkSystem, nossos clientes obtêm uma plataforma segura, ágil e robusta, que os prepara para a próxima onda de ambientes definidos por software”, revela John Majeski, líder de software e soluções do Data Center Group da Lenovo.

O SUSE Manager 3.2 já está disponível e o SUSE Linux Enterprise 15 estará disponível em meados de julho. As imagens do SUSE Linux Enterprise Server 15 e do SUSE Manager 3.2 também estarão disponíveis na Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure.

Sobre a SUSE

A SUSE, pioneira em software open source, fornece soluções confiáveis e interoperáveis de Linux, infraestrutura de nuvem e armazenamento que dão às empresas maior controle e flexibilidade. Com mais de 25 anos de excelência em engenharia, um serviço excepcional e um ecossistema de parceiros sem igual, a SUSE fornece produtos e suporte que ajudam os clientes a gerenciar a complexidade, reduzir custos e fornecer serviços essenciais com confiança. Os relacionamentos duradouros que a companhia construiu permitem adaptar e entregar a inovação mais inteligente que os clientes precisam para ter sucesso hoje e amanhã. Para obter mais informações, visite www.suse.com.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail