Home > Xandó: Avaliações e Opiniões

PapoFácil: VIAVI garante conectividade de rede e monitoração de qualidade

Flavio Xandó

01/09/2017 às 11h26

Foto:

Rafael Baffa, Regional Manager, ressalta os recursos para garantir a operação ininterrupta da rede (cabo ou fibra) por meio de avaliação preventiva continuada, monitoração, análise de segurança, certificação e validação de ambiente WiFi. Veja a conversa clicando na imagem abaixo.

Gravado em 30/08/2017


PAPOFÁCIL #044 VIAVI garantia de conectividade de rede e monitoração de qualidade



Viavi apresenta solução personalizada para dar suporte a Enterprise e Data Center Cabling

SmartClass™ Fiber MPOLx é a primeira solução de certificação Tier 1 (básica) da indústria em conformidade com os padrões de construção comercial

 

Viavi Solutions (NASDAQ: VIAV) anuncia o lançamento do SmartClass™ Fiber MPOLx, primeira solução de teste de perda óptica de certificação Tier 1 do mundo, para sistemas de cabeamento que utilizam fibra ribbon (com conectores multifibra, como o MPO).

À medida que o mercado migra para 40G e 100G, as novas tecnologias de transmissão e até mesmo a grande demanda por mais espaço físico nos datacenters, têm impulsionado a utilização dos conectores MPO como uma das tendências que mais se aproximam da realidade de um futuro próximo. Para garantir a qualidade de seus serviços, os operadores de rede e os fornecedores de cabos exigem a certificação Tier 1 de conectividade MPO (assim como já o fazem para os conectores single-fiber), testes de ponta a ponta para garantir o desempenho da rede óptica e validar a instalação.

“A massificação dos conectores MPO está apenas começando no Brasil, na medida em que os data centers exigem cada vez mais espaço e as empresas estão ampliando o uso de novas tecnologias, ” disse Luis Fillipe Couto, Solution Specialist - Fiber Optics da Viavi Solutions. "O MPOLx segue nosso foco em desenvolver produtos inovadores para facilitar essa transição, simplificando o processo e atendendo à demanda do mercado brasileiro e internacional”, completa o engenheiro.

A solução possui uma tecnologia inovadora que oferece aos usuários visibilidade e controle total tanto da fonte de luz, como do medidor de potência em um mesmo equipamento. Ao combinar o design premiado da família SmartClass Fiber com os anos de experiência da Viavi nos testes MPO, a solução é adaptada para técnicos de campo de qualquer nível de habilidade para realizar testes de certificação e troubleshooting de forma eficiente.

Cumprindo todos os requisitos de teste e certificação MPO Tier 1, o MPOLx executa testes de comprimento da fibra, perda ótica, polaridade e pode ser utilizado para inspecionar a face dos conectores, afim de verificar a necessidade de uma limpeza. A solução ajuda o técnico de rede a garantir um fluxo de trabalho rápido e confiável, oferecendo resultados abrangentes de teste em menos de seis segundos para todas as 12 fibras. É a experiencia da Viavi em testes de fibras ópticas aplicada ao novo mundo dos conectores multifibras.

Iluminando o caminho para o 5G:

Viavi apresenta primeiro suporte de IoT de banda estreita da indústria para medição de interferências e desempenho

CellAdvisor® aprimorado combate sobreposição de sinal sem exigir investimento adicional significativo

Viavi Solutions (NASDAQ: VIAV) anuncia hoje o CellAdvisor®, solução que oferecerá apoio à análise específica de sinal exigida pela conectividade de Internet das Coisas de banda estreita. Já disponível, esta capacidade - que a Viavi acredita ser a primeira de seu tipo na indústria - atende às necessidades dos provedores de serviços para testes imediatos para a infraestrutura IoT de cobertura que deve coexistir perfeitamente com as redes tradicionais de comunicações móveis. A Viavi está introduzindo esta atualização após testes bem-sucedidos com fornecedores globais de serviços Tier 1 e colaborações com os principais fabricantes de equipamentos de rede.

A Internet das Coisas (IoT) permitirá finalmente que bilhões de dispositivos inteligentes mantenham conexões de baixa velocidade e baixa latência em redes de comunicações móveis via sinais de banda estreita. Essas redes precisarão simultaneamente oferecer o suporte necessário para aplicações de alta capacidade de banda, como streaming de vídeo usando sinais de banda larga estabelecendo uma tensão inerente entre esses modelos de uso. As operadoras  de rede estão buscando soluções para ajudar a gerenciar esses diferentes tipos de conexões, mantendo a esperada qualidade de experiência para cada um e minimizando a necessidade de investir em novos equipamentos.

Em resposta à essa demanda, a Viavi desenvolveu testes NB-IoT baseados em software que podem ser instalados como uma licença em instrumentos portáteis existentes CellAdvisor, que são confiáveis pelas principais operadoras em todo o mundo. A adição deste recurso no software aprimora ainda mais o CellAdvisor como uma solução abrangente para o mercado, oferecendo RF sobre emulação CPRI e BBU, além de testes LTE e busca da interferência automatizada para ajudar a maximizar a eficiência dos técnicos enquanto visitam estações Radio Base (ERB).

Com o suporte NB-IoT, o CellAdvisor mede a interferência e o impacto de desempenho que o sinal NB-IoT pode ter no sinal de banda larga LTE. Ele também confirma se o sinal tem alcance e cobertura necessária para atender o número de dispositivos na área geográfica atribuída, levando em consideração requisitos como a penetração do edifício. A análise compreensiva inclui níveis de potência de sinal, análise de desmodulação digital e análise de interferência até o único PRB (Physical Resource Block) para o sinal em medição. Estas medições detalhadas fornecem aos clientes um quadro completo de quão bem a rede está operando em termos de desempenho, cobertura e capacidade de tráfego de dados, ao mesmo tempo identifica possíveis problemas relacionados com interferência ou intermodulação que precisam ser resolvidos.

"Enquanto grande parte do foco da indústria de comunicações móveis esteja em 5G, nossa operadora e clientes fabricantes de equipamentos de rede também estão profundamente dedicados no planejamento de serviços IoT", disse Kevin Oliver, vice-presidente e gerente geral da área de Instrumentos Convergentes e Testes Virtuais da Viavi Solutions. "Sua pesquisa está explorando novas aplicações inovadoras para conectividade móvel, e estamos satisfeitos em poder oferecer soluções relevantes de testes que não exigem que eles abrandem suas atividades principais".

Quase 90% das equipes gastam tempo solucionando problemas de segurança na rede e 4 em 5 respondentes relatam que tempo gasto aumentou

Décima pesquisa anual global State fo the Network da Viavi, revela tendências de redes e segurança de mais de 1.000 profissionais de rede

A Viavi Solutions (NASDAQ: VIAV) divulgou hoje os resultados de seu décimo estudo anual global sobre o State fo the Network. O relatório deste ano foca em ameaças à segurança, o que talvez explica a maior taxa de participação na história da pesquisa. Os entrevistados somam 1.035 CIOs, diretores de TI e engenheiros de rede em todo o mundo. O estudo está agora disponível para download.

"Como mostra nosso estudo State fo the Network, as equipes de rede corporativa estão gastando mais tempo e recursos do que nunca para combater as ameaças à segurança. Não só eles são confrontando um número crescente de ataques, como os hackers estão se tornando cada vez mais sofisticados em seus métodos e malwares", disse Douglas Roberts, Vice-Presidente e Gerente Geral da Unidade de Negócios de Enterprise & Cloud da Viavi Solutions. "Lidar com esses tipos de ameaças avançadas de segurança e persistentes requer planejamento, recursos e maior visibilidade em toda a rede para garantir que as informações de inteligência de ameaças estejam sempre à mão".

Os destaques do estudo de 2017 incluem:

  • Envolvimento dos membros da equipe de rede com segurança: 88% dos entrevistados dizem estar envolvidos na solução de problemas relacionados à segurança. Destes, quase 80% relatam um aumento no tempo gasto em tais questões, com quase três horas de cada quatro e chegando até dez horas semanais dedicadas ao assunto.
  • Evolução das ameaças à segurança: quando questionadas sobre como a natureza das ameaças à segurança mudou no ano passado, as equipes de TI identificaram um aumento de ataques de malware por e-mail e navegador (63%) e um aumento na sofisticação da ameaça (52%). Quase um em cada três também relata um aumento nos ataques distribuídos de negação de serviço (DDos).
  • Principais fontes de percepção de segurança: Syslogs foram citados por quase um terço dos entrevistados como o principal método para detectar problemas de segurança, seguido pela captura e análise de pacotes a longo prazo (23%) e anomalias de desempenho (15%).
  • Fatores gerais impulsionando a carga de trabalho da equipe de rede: o uso de banda larga nas empresas continua a crescer, com dois em cada três entrevistados esperando que a demanda de banda larga cresça até 50% em 2017. Esta tendência está por sua vez aumentando a adoção de tecnologias emergentes incluindo redes definidas por software (SDN), nuvens públicas e privadas e 100 Gb. Equipes de rede estão gerenciando essas grandes iniciativas ao mesmo tempo que enfrentam um aumento agressivo em questões de segurança.

"Uma combinação de adoção de novas tecnologias, acelerando o crescimento do tráfego e aumentando os riscos de segurança gerou desafios sem precedentes em todo o mercado corporativo", comentou Shamus McGillicuddy, Analista Sênior da Enterprise Management Associates. "A necessidade de detectar e lidar com as ameaças à segurança é particularmente complicada pela diversificada mistura do tráfego corporativo de hoje, que se estende por meio de ambientes de nuvem virtual, pública e híbrida, além de servidores físicos".

Principais aprendizados: O que as equipes de serviços de TI devem fazer?

  • Conheça o seu "normal" - Reconhecer tráfego anormal é fundamental para identificar um ataque contínuo ou problema de segurança. Comece a comparar o tráfego de rede e o comportamento em pontos ao longo do tempo, seja manualmente com o analisador de freeware Wireshark ou usando o benchmarking automatizado em ferramentas de monitoramento e diagnóstico de desempenho de redes comerciais (NPMD).
  • Descoberta de velocidade com evidências de tráfego - De acordo com o recente relatório Mandiant M-Trends, o número médio de dias em que os atacantes estavam presentes na rede da vítima antes de serem descobertos é ainda de 146 dias; apesar do uso de IDS e outras ferramentas tradicionais de segurança. Usando o pacote de captura com análise retrospectiva, as equipes de rede podem retroceder até o momento do (s) incidente (s) e rastrear exatamente o que os hackers acessaram.
  • Assegurar a retenção de pacotes de longo prazo - Para aplicativos de alto tráfego para empresas, data centers ou forenses de segurança, um equipamento construído com este propósito com suas próprias análises pode ser o próximo passo. Dependendo do tamanho e volume, existem aparelhos que podem capturar e armazenar até um petabyte de tráfego de rede para análise posterior simplificando a investigação forense para remediação mais rápida.
  • Facilitar a cooperação eficaz das equipes de rede e de segurança - Assegurar a colaboração bem-sucedida entre equipes de rede e de segurança em investigações com fluxos de trabalho documentado e integração entre segurança, ferramentas forenses de rede e ferramentas de gerenciamento de desempenho.

Metodologia do estudo global State of the Network

A Viavi (anteriormente Network Instruments) tem conduzido o estudo global State of the Network por dez anos consecutivos, trazendo insights sobre as tendências de rede e mostrando o quadro dos desafios enfrentados pelos times de TI. As perguntas foram elaboradas de acordo com entrevistas com profissionais de redes e analistas de TI. Os resultados são compilações de informações de 1,035 respondentes— cerca de 40% a mais do que a amostra da edição de 2016—incluindo CIOs, diretores de TI e engenheiros de redes ao redor do mundo.

Sobre a Viavi Solutions

As plataformas e instrumentos de software e hardware da VIAVI (NASDAQ: VIAV) fornecem visibilidade abrangente em redes físicas, virtuais e híbridas. Inteligência precisa e percepção acionável em todo o ecossistema de rede otimiza a experiência de serviço para uma maior fidelização de clientes, maior lucratividade e transições mais rápidas às tecnologias de próximas gerações. A Viavi também é líder em soluções contra falsificação para autenticação de moeda e de componentes ópticos de alto valor agregado, bem como instrumentos para diversas aplicações comerciais e governamentais. Saiba mais em www.viavisolutions.com.br e nos siga em Viavi PerspectivesLinkedInTwitterYouTube e Facebook.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail