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TI e negócios: duas áreas que precisam conversar na indústria 4.0

Luiz Novaes

18/01/2019 às 20h31

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O executivo de TI precisa estabelecer suas parcerias com os demais tomando como base os princípios da transparência e prestação de contas.

Atualmente, fala-se muito sobre a grande preocupação de as empresas terem líderes de tecnologia que tenham um bom relacionamento com as áreas de negócio, seus clientes internos. Essa habilidade se torna mais necessária no momento em que TI se transforma em uma área de entrega (delivery) com processos bem definidos e regras transparentes.

Mas como na prática conseguimos, de uma forma rápida e duradoura, estabelecermos essas parcerias? Existe uma mudança de ‘mindset’ difícil para alguns executivos de TI que antigamente eram os donos da verdade e responsáveis por executar ou não os projetos e mudanças necessárias para o crescimento do negócio. Hoje o negócio, com o suporte de tecnologia, é o responsável por sensibilizar e justificar para a alta direção a importância de suas iniciativas e consequentemente o retorno do investimento.

É importante que o executivo de TI entenda as metas de seus pares de negócio, ofereça ajuda no planejamento e execução, conheça o estilo de negociação de cada um, pois essa habilidade será muito requerida já que a pressão por resultado é muito grande e com alta dependência de tecnologia. Vale aqui a dica de criar uma planilha com o nome dos executivos, estilo de negociação, metas e como auxiliar no seu atingimento.

Importante citar a parceria com os fornecedores e equipe, agentes imprescindíveis no processo de planejamento, execução e entrega com qualidade e time-to-market.

Reuniões de projeto periódicas com clientes, fornecedores e equipe são extremamente importantes para alinhamento, direcionamento e firmar senso de cumplicidade e compromisso quanto à entrega.

Na prática, se mostre interessado pelas metas das áreas de negócio, pergunte e ofereça ajuda com responsabilidade, isso facilita bastante o relacionamento e constrói parcerias de longo prazo.

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