Home > Organização 360

Precisamos falar sobre como dar conta de tantos papéis

Personal organizer fornece algumas dicas para ter uma rotina mais organizada

Cristiane Belfiore

27/03/2019 às 14h04

Foto: Shutterstock

O tempo se tornou o bem de consumo mais caro do mundo e dar conta de tantos papéis que a era moderna nos trouxe se tornou um grande desafio. Sendo o tempo 24 horas/dia igual para todo mundo do mundo, o que faz a diferença entre uma pessoa e outra é como ela está alocando essas horas.

O autoconhecimento e a definição de prioridades são os principais fatores que vão ajudar a dar conta do que é realmente importante para sua vida. A seguir, conto em dez tópicos o que funcionou comigo e com vários clientes e que poderá lhe ajudar também. Vamos lá?

1. Primeiramente será necessário definir o que você deseja para sua vida. Se você pular essa etapa corre o risco de não conseguir definir suas prioridades, então mãos à obra!

2. Não se desespere se você não souber o que deseja da vida, tem mais gente do que você pode imaginar nessa mesma condição, eu mesma já estive nela, acredite. Se você souber o que não quer, já é um bom começo e isso vai te ajudar a listar o que você quer. Comece anotando do macro para o micro detalhamento.

3. A autopercepção de quanto tempo você leva para fazer as coisas, desde as tarefas mais simples até as mais complicadas é outro ponto de muita importância e de atenção. Vá anotando tudo, isso vai te ajudar logo mais a otimizar sua agenda e consequentemente fara você ganhar tempo.

4. Perceba seus picos de produtividade e os de nem tanto assim você distribui melhor as tarefas do dia.

5. Ter um planejamento é bom para te nortear. Cuidado para não colocar muitas metas ou metas grandes demais. Se isso acontecer, divida-a em partes.

6. Seja ela de papel ou digital, a agenda é sua maior aliada! É através dela que você conseguirá enxergar o todo, distribuir melhor seu tempo e fazer ele trabalhar a seu favor.

7. Definir prioridades é fundamental, mas lembre-se que elas mudam: às vezes é a família que precisa de mais atenção, as vezes é você e as vezes é o trabalho.

8. Uma boa logística de deslocamento, criar rotinas para a casa, rotinas pessoais e no trabalho, uma vez que você já sabe onde e como gasta seu tempo e quais são seus picos de produtividade, serão os próximos passos que vão fazer liberar pelo menos mais 10% ou 20% da sua agenda.

9. Deixar looks pré-montados também vai te ajudar a ganhar mais tempo na hora de se arrumar.

10. Para finalizar, localizar onde estão os dispersores de tempo será importante nesse processo. Perceber quais coisas, pessoas, atividades ou hábitos fazem você se distrair vai te ajudar a não perder mais tempo. Descubra-os e neutralize-os, isto inclui o uso de redes sociais, ouviu?

Como dar conta de tudo está diretamente ligado ao que é realmente importante para você hoje, o que faz sentido para sua vida e o que é verdadeiramente o que você quer para você. Pense nisso.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail