Home > Marca Pessoal - Seu maior ativo

Que profissional pode apoiar o crescimento da sua carreira?

Escolher alguém para caminhar junto pode fazer a diferença!

Deize Andrade

26/04/2019 às 13h48

Foto: Divulgação

Pode ser que você se sinta estagnado. Pode ser que se veja perdido diante tantas mudanças no mercado de trabalho. Ou pode ser que você deseje apenas se sentir mais seguro dos caminhos a trilhar, pois afinal, ter alguém com quem dividir as questões que nos assomam, pode ser bem produtivo. Mas, quem?

Mentores, coaches, estrategistas de marca pessoal, consultores de carreira! São muitos especialistas que o mercado oferece.

Com as incertezas que o mundo VUCA traz (do inglês Volatile, Uncertain, Complex, Ambiguous) e tanta informação circulando, pode ser complexo eleger um profissional que ajude a encontrar alternativas e construir esse futuro que você deseja, não é mesmo?

Não existe uma fórmula pronta para essa recomendação. Então, vamos olhar com mais detalhe e entender qual pode ser mais o indicado para você, no momento que está passando. Sim, é isso! A sua necessidade específica é que determina quem melhor pode lhe ajudar em cada etapa da carreira.

Com certeza, todos os profissionais vão analisar o ponto em que você está e aquele onde quer chegar, seja qual for o seu estágio ou o ponto que incomoda hoje. O que varia é o foco do trabalho de cada um e a metodologia empregada para  ajudar a se mover do ponto A ao ponto B.

Coach

O coach geralmente está centrado no desenvolvimento de suas habilidades e competências, usando as ferramentas próprias do método que ele usa, para que você alcance os objetivos desejados. O processo de 'coaching' parte do princípio que as respostas às suas inquietações já estão com você. Com técnicas e perguntas bem dirigidas, o seu coach o instigará a encontrá-las por meio da reflexão, identificando seus pontos de melhoria e o que mais seja importante para a mudança que você busca. Traçar os planos de ação e executá-los para chegar ao resultado que você definiu lá no início com ele, também serão parte do processo.

Mentor

Um mentor trabalha com a troca de conhecimento e experiências sobre uma determinada área que domine ou um problema pontual que você, profissional, esteja atravessando. Hoje temos claro que um mentor não tem que necessariamente ser alguém que tenha uma longa experiência de vida, ou muito maior que o mentorado, mas sim que tenha ampla vivência na situação para a qual você necessita auxílio. Como exemplo, por mais anos de vida que um profissional tenha, “técnicos” muito mais jovens podem proporcionar mentoria em assuntos que ele ainda não conhece.

Pensando que o mentor é um especialista, imagine quantos mentores você pode ter! Eu tenho vários!

Personal Brander

O estrategista de marca pessoal ou 'personal brander' parte do pressuposto que nos trouxe Tom Peters de que somos como a marca de um produto. Precisamos nos cuidar da maneira como se faz com um produto, para nos diferenciarmos nesse mercado tão turbulento.

Isso significa ter muito claro quais são os seus principais atributos, suas forças, o que o que você tem de melhor a contribuir com as empresas. É fundamental o exercício constante do autoconhecimento, pois também aí você descobrirá o que precisa aperfeiçoar, se ainda não souber, ou o que mudou nos seus sonhos, por exemplo.

O estrategista de marca pessoal auxilia na condução desse processo para que você tenha essa clareza dos seus recursos e definindo os seus objetivos. Esse profissional o auxiliará com as ferramentas do marketing pessoal, para que você se posicione e seja conhecido e reconhecido por suas qualidades nos mercados que são do seu interesse. Não se trata de “vender-se” e sim, de divulgar quem você é, em sua melhor versão, autêntica e responsável, da forma que seja mais favorável ao que você deseja alcançar.

Consultor de Carreira

O consultor de carreira ajuda no planejamento da sua carreira, seja você um iniciante ou um profissional com alguns anos de mercado. Com conhecimento do mercado de trabalho, ele trabalhará com você suas aspirações, seus pontos fortes, os que  precisa desenvolver, e o orientará em relação a possibilidades e alternativas para o que você almeja. Terá um papel importante na definição de suas metas e das ações necessárias para que você tenha um plano consistente para o seu futuro profissional.

Estas especialidades, e amanhã podem surgir outras, têm pontos em comum e muitas vezes. Os profissionais possuem formações que se entrelaçam, podendo atuar em uma ou outra, dependendo da forma como se posicionem.

Se você está em busca de apoio para a evolução de sua carreira, pesquise nas redes os profissionais com formação conceituada, busque nas associações e escolas, leia o que publicam, entenda como trabalham e escolha pelo menos uns três que pareçam mais adequados para o seu momento. Entre em contato com eles e tire todas as suas dúvidas. Aí então, será mais fácil decidir por um.

O mais importante, ao final, é que você encontre o profissional qualificado, com quem se identifique e crie uma relação de confiança, para que o seu programa de orientação de carreira seja bem-sucedido.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail