Descubra a Rede IT Mídia
IT Trends Plataforma de conteúdo para entender o impacto das novas tecnologia COMPUTERWORLD O Porta Voz do Mercado de TI e Comunicação CIO Estratégias de negócios e TI para líderes corporativos
Logo
Facebook Linkedin Instagram Twitter
Materiais para download
EncontrosColunasNotíciasPodcastsVídeos
TrendingTrending Topics NotíciasColunas
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistasMapa do site
Nao percaNão perca: Materiais para downloadEstudosRevistas
Mais lidas

GPTW anuncia melhores empresas para trabalhar em TI em 17 de novembro

1

Proposta do Marco Legal das Startups deixa pontos a desejar

2

Estas são as cinco áreas de e-commerce que mudarão devido à Covid-19

3
Descubra a Rede IT Mídia
IT Trends Plataforma de conteúdo para entender o impacto das novas tecnologia COMPUTERWORLD O Porta Voz do Mercado de TI e Comunicação CIO Estratégias de negócios e TI para líderes corporativos
Materiais para download

IT Forum 365

EncontrosColunasNotíciasPodcastsVídeos

Vamos lá com esse MVP! Faz assim que vai dar certo!

O Mentor de Negócios tem papel crescente num ambiente como esse. Ele é um guia para o desenvolvimento de negócios, produtos e serviços

ABMEN

Por ABMEN

abril 6, 2020 - 12:00 pm

em Mentoring e negócios...

Veja a coluna
Compartilhar
 

Vivemos há alguns anos  em um ambiente em que “qualquer boa ideia pode virar um grande sucesso”.

As startups, com seus ambientes horizontais e de baixa hierarquia, processos mais enxutos, rapidez de decisão e pivotagem, pouca ou nenhuma burocracia, força de trabalho apaixonada e hiperativa, chegaram para inovar! Como poderia não dar certo?

As ideias são muitas e os mercados ainda têm nichos inexplorados. Pequenos grupos que têm preferências ou necessidades especiais e que buscam tratamento diferenciado são mercados potenciais.

No rastro do fenômeno das startups, muita literatura foi produzida: métodos, cases de sucesso, análises, ferramentas – algumas inteiramente novas, outras adaptadas aos novos modelos.

Startups de grande sucesso cresceram utilizando esses conhecimentos e métodos. Algumas criaram suas ferramentas e metodologias; outras aproveitaram métodos e ferramentas, modificando alguns parâmetros para suas necessidades especiais. Afinal, TODA empresa tem necessidades especiais! NENHUMA é igual a outra, mesmo em ambiente idêntico. Sempre existem características especiais e diferenciadas.

E esse ambiente virou o maior negócio e criou um novo fenômeno: A “multiplicação de startups” via aplicação de receitas e “métodos” altamente restritos, em que para alcançar o sucesso “você tem de fazer ISSO!”.

Tudo isso em dois meses de incubação, mais dois de aceleração, alguns eventos, mentorias de 20 minutos e palestras com gurus e experts, que “revelam” como a “receita” pode levar os participantes à realização. Tudo dentro da “receita”: “Vamos lá com esse MVP!” Só pode dar certo, né…

Incubadoras e aceleradoras deixaram de ser curadoras de ideias, pessoas e planejamentos para ser um “atacado” de “Vamos lá com esse MVP”. Perderam o foco em construir, passaram a focar no “ganhar”. Colocam no mercado empresas que só tem departamento comercial.

Veja, negócios precisam escalar. Eu entendo perfeitamente. Só não acredito no modelo, pelo menos, não para auxiliar empresas a nascerem. Não creio que tratar todas as ideias e iniciativas com uma mesma “receita” vai fazer com que evoluam.

Não acredito que palestras de experts e gurus, junto com mentorias de 20 minutos no modelo “faça desta forma”, agreguem o conhecimento necessário ao empreendedor. Acredito sim, em um processo de transferência de conhecimento para que o empreendedor consiga tomar decisões de qualidade.

Sim, isso demanda tempo. Quanto tempo, vai depender de cada pessoa. É preciso conhecer os métodos para poder criar o seu próprio caminho. Nenhum método é definitivo. Nenhum caminho é garantia de sucesso.

“Vamos lá com esse MVP!” seria uma tremenda ação para o público de 16 a 25 anos! Criaria futuros empreendedores mais maduros. Mas não me convence como um processo de criação de negócios consistentes.

Os números podem falar das muitas empresas criadas com esse “processo”. Mas a observação é de que são empresas com data de validade que, com exceções, estão fadadas à constante “pivotagem” até que não existam mais caminhos a percorrer. Mas existem mudanças no comportamento das pessoas. Acredito que vivemos o início de uma era “Pós-startup”.

Aprendemos muito nesse período de “correria”. Já temos ambiente mais propício ao desenvolvimento sustentável. Ferramentas e métodos foram desenvolvidos. Novos modelos de administração tomam força. O pipeline cede espaço ao modelo de plataforma como principal sistema de criação e transferência de valor. Existe cada vez mais espaço pra criar.

Em paralelo, temos pessoas mais sensibilizadas com a necessidade de planejar e interessadas em aprender a fazer isso, buscando antes entender os comportamentos dos públicos. Uma grande cadeia de apoio já está formada e só precisa ser melhor utilizada.

O Mentor de Negócios tem papel crescente num ambiente como esse. Ele é um guia para o desenvolvimento de negócios, produtos e serviços; criando valor para toda a cadeia produtiva.

*Paulo Braga Prado é mentor de Negócios associado ABMEN, Diretor da By3 Comunicação+Desing, Conselheiro de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial do RJ e Coordenador do RioInfo.

Comentários e opiniões contidos neste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião da ABMEN – Associação Brasileira dos Mentores de Negócios

newsletter

Receba por e-mail conteúdo de tecnologia de qualidade

News Icon
News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

facebook twitter linkedin instagram youtube
AnuncieEnvie seu releaseFale ConoscoEstudosRevistasMapa do site
Rede IT Mídia

© Copyright IT MIDIA - Todos os direitos reservados

Politica de Privacidade Termos de Uso
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com