Home > Gestão de conhecimento: potencializando a estratégia organizacional

Você sabe o que é estigmergia?

Fernando Zaidan

14/08/2013 às 9h51

Foto:

Vamos direto ao conceito: estigmergia (do inglês stigmergy) é um mecanismo de coordenação indireta entre agentes ou ações. Bacana demais! Com um exemplo clássico ficará mais claro: sabem o traço deixado quando uma formiga caminha e as outras tendem a seguir. Pois é: isto é o conceito de estigmergia.

O termo foi introduzido pelo biólogo francês Pierre-Paul Grassé, em 1959.  O princípio é que o traço deixado no ambiente por qualquer ação estimula o desempenho de outra ação, pelo mesmo agente, ou por agentes diferentes.

Estigmergia é uma forma de auto-organização. As estruturas produzidas podem ser complexas, aparentemente inteligentes, sem a necessidade de qualquer planejamento, controle ou mesmo comunicação direta entre os agentes.

Mas, por que isso em nosso Blog? Simples: ?colaboração?, meus caros. Princípio básico da web 2.0.

Este conceito não se restringe a qualquer tipo de criatura ou mesmo em sistemas físicos. Na internet existem inúmeros projetos coletivos onde os usuários interagem, modificando somente partes do ambiente virtual compartilhado. Já conseguem visualizar um exemplo: a Wikipedia.

A grande quantidade de informações disponíveis em um wiki ou em um projeto open source (de software ou não), como o kernel de uma plataforma Linux, poderia ser comparado a um ninho de cupins.

Um usuário inicial deixa uma semente de uma idéia (em inglês estão denominando como mudball), que atraí outros usuários que, em seguida, colaborativamente, podem desenvolver e modificar este conceito inicial, construindo uma estrutura elaborada de pensamentos inter-conectados.

Existem outras definições para o termo: como na robótica (sistemas multi-agentes), e na computação (comunicação de redes de computadores).

Fontes (acessos em 20 jun 2011):

http://bitworking.org/news/Stigmergy

http://en.wikipedia.org/wiki/Stigmergy

http://evolutionofcomputing.org/Multicellular/Stigmergy.html

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail