Home > Notícias

Com apoio do CNPq, projeto leva robótica para escolhas públicas do Piauí

Déborah Oliveira

30/03/2016 às 11h57

Com apoio do CNPq
Foto:

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o projeto Robótica Formando Cidadãos levou uma nova forma de aprendizado para as escolas públicas de Teresina (PI). 
Durante as aulas, estudantes do ensino fundamental e médio aplicam fundamentos da matemática, física, design, eletrônica e marketing para desenvolver projetos de robótica.
Segundo o professor Francisco Marcelino Almeida de Araújo, coordenador do projeto, a robótica ajuda a reforçar o aprendizado das disciplinas. É dessa forma que, segundo ele, os alunos aprendem como aplicar as matérias no desenvolvimento dos projetos. 
"O programa funciona como um ciclo de aprendizado, onde o aluno capacitado tem que multiplicar o que aprendeu na sua escola, se tornando professor das turmas seguintes."
Promovido pelo Laboratório de Robótica, Automação e Sistema Inteligente do Instituto Federal do Piauí (IFPI), o projeto recebeu R$ 17 mil, além de sete bolsas de pesquisa, por meio de chamada lançada em 2014 em pareceria com o Ministério da Educação.
Pelas contas de Francisco, foram atendidos na primeira turma mais de cem alunos e a lista de espera conta com 80 estudantes. O projeto rendeu ainda três medalhas na Olimpíada Nacional de Robótica e seis trabalhos apresentados na Mostra Nacional de Robótica. 
*Com informações do CNPq

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail