Home > Notícias

Começa nesta sexta-feira (27/4) a edição comemorativa de 20 anos do IT Forum

Encontro chega à sua 20ª edição e reunirá mais de 200 CIOs e, pela primeira vez, conta com a participação de 20 CEOs

Redação

27/04/2018 às 10h01

Foto:

A Praia do Forte, na Bahia, recebe, a partir desta sexta-feira (27/4), mais uma edição do IT Forum, encontro que reúne CIOs e CEOs das 500 maiores empresas instaladas no Brasil.

A edição comemorativa do evento, que chega à sua 20 edição e termina na terça-feira (1º de maio), será a “A História do Amanhã”, inspirada nos pensamentos do historiador israelense Yuval Harari, autor do livro “Homo Deus – Uma breve história do amanhã”, gênio dos nossos tempos que tem sido capaz de analisar a humanidade desde seus primórdios para projetar um futuro que muitas vezes nos assusta.

O encontro discutirá o amanhã oferecendo dois pontos de vista: um a partir da neurociência e da evolução que a tecnologia traz ao ser humano e outra desde uma perspectiva socioeconômica, dando um panorama do tipo de sociedade que podemos esperar quando tivermos uma pessoa vivendo bem 200 anos.

Serão quatro dias de imersão na edição comemorativa do evento que mudou a forma de fazer negócios no Brasil. Neste ano, além dos mais de 200 CIOs, o encontro receberá 20 CEOs de empresas dos mais variados setores da economia. A iniciativa visa ampliar o debate de tecnologia para que a TI possa cada vez mais liderar os negócios nas organizações.

Keynotes

Para a primeira parte da discussão, está confirmado o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo. Desde 1994 ele é professor do Departamento de Neurobiologia e Codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos. Ele desenvolveu o exoesqueleto que, na abertura da Copa do Mundo de 2014, permitiu que um paraplégico desse o pontapé na bola e marcasse o início da competição.

Nicolelis é pioneiro em pesquisas sobre interação do cérebro com máquinas e autor de diversos livros, entre eles: “Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas – e como ela pode mudar nossas vidas” e “O Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma máquina de Turing”.

Para falar sobre o tema sob a perspectiva econômica, fazendo uma dobradinha com Nicolelis, o IT Forum 2018 recebe, ainda, Eduardo Giannetti, economista brasileiro, formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ambas da Universidade de São Paulo. Giannetti é respeitado em todo o mundo por sua capacidade de conectar a ótica humana às mais áridas visões acadêmicas.

Discussões

Os conteúdos do evento também incluem os tradicionais intercâmbio de ideias, em que CIOs levantarão alguns dos principais temas e contarão mais detalhes sobre seus projetos para troca de conhecimentos e experiências entre os executivos, bem como plenárias. Outra novidade desta edição são as seções Case X-Change e CIO X-Change, que reunirão lideranças para debates sobre os mais variados, que incluem: interação com startups, inteligência artificial e machine learning, estratégias de negócios, relação CIOs e CEOs, diversidade na tecnologia, governança e privacidade de dados, entre outros.

Para liderar as discussões, estão confirmados nomes como Fabio Mota, CIO da Raízen; Italo Flammia, CIO e CDO da Porto Seguro e Oxigênio Aceleradora; Francisco Augusto Dias Neto, CIO do Armazém Paraíba; Rogério Pedro Câmara, diretor-adjunto de TI do Bradesco; Wanderley Baccalá, CEO da Globo.com; Adriana Valério, CIO da Dow; Lilian Hoffman, CIO da BP; Paula Bellizia, presidente da Microsoft; José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian; Paula Paschoal, diretora-geral do PayPal; Fernando Birman, CDO da Solvay; Luzia Sarno, CIO do Grupo Fleury; Marco Goes, CIO da Royal Canon; Rodolfo Linhares, CIO da IBM; Claudio Antonio Fontes, CIO da Solar Coca-Cola; Marcelo Galvão, CIO da OdontoPrev; Jesus Garcia, CIO da Associação Congregação Santa Catarina; Renata Marques, CIO da Whirlpool; Lucia Bulhões, VP da Veritas para América Latina; Theo Van Der Loo, CEO da Bayer; Emilio Burlamaqui, CIO da Bayer; Rachel Maia, ex-presidente da Pandora; Luíz Carlos de Pádua Walfrido Filho, CIO da Chesf; Wandair Garcia, CIO da WEG; Leonardo Framil, presidente da Accenture; Eduardo Gouveia, CEO da Cielo; Cesar Gon, CEO da CI&T; Adriano Oliveira, CIO da Rede D’Or São Luiz; Marcos Sirelli, CIO da Porto Seguro; Laércio Albuquerque, presidente da Cisco; Patrick Sigrist, fundador do iFood; Felipe Pontieri, CIO da Livelo; Cristiano Barbieri, CIO da SulAmérica; e Agenor Leão, VP da Natura América Latina.

Todos os citados participarão de painéis e apresentação, que contarão com audiência de mais de 200 CIOs e 20 CEOs.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail