Home > Notícias

Como fomentar a inteligência digital?

Déborah Oliveira

30/11/2016 às 11h17

Como fomentar a inteligência digital?
Foto:

Profissionais que promovem insights digitais continuam avançando em suas capacidades e práticas. Mas ainda há muito trabalho a ser feito. Isso porque, muitas equipes voltadas para analytics digital ainda operam em silos, separadas por organogramas. Isso mostra que as empresas têm de investir em mudanças que medem os clientes onde quer que eles estejam em todos os pontos de contatos digitais. E para fazer isso, é necessário um business case eficaz, aconselha Cinny Little, analista da Forrester.

A especialista alerta que um business case não é mais um checklist. “Não importa quais são os processos da sua empresa para solicitações de orçamento, requisição de pessoal ou suprimento, você precisa de uma ferramenta de gerenciamento que conta a história do valor comercial que você fornecerá com o investimento que está solicitando”, ensina.

A análise do business case, relata a especialista, deve amadurecer para algo que a Forrester chama de "inteligência digital", visão holística de clientes para impulsionar a otimização contínua das experiências de clientes digitais que mais importam para os resultados dos negócios.

“Essa abordagem integrada às suas tecnologias e práticas de dados, associada ao crescimento das vendas, conectando dados de clientes, permite chegar a visão holística do negócio”, resume ela.

De acordo com Cinny, construir um business case demanda a criação de um time formal, uma estrutura padronizada e, mais importante, um foco quantitativo implacável em resultados. O caso de negócios deve ser uma história baseada em resultados.

Para ajudar empresas na construção de seus business cases, a Forrester alerta para quatro fatores:

1. Concentre-se no que é mensurável e melhor alinhado à estratégia de curto e médio prazos

2. Planeje e execute pilotos como parte de sua abordagem

3. Construa recursos para impulsionar a adoção de novas capacidades pelos usuários

4. Tenha cuidado ao incluir personalizações em seu caso de negócios

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail