Home > Colunas

Como o DevOps pode otimizar resultados?

A metodologia tem ganhado força na área de TI. Mas ela pode alavancar os resultados de qualquer área ou segmento

Carlos Eduardo Alves*

14/05/2019 às 16h40

Foto: Shutterstock

Como uma cultura de trabalho baseada em agilidade, o DevOps pode ser considerado uma evolução de metodologias que visam mais eficiência a partir de integração de equipes distintas. No entanto, para que um time inteiro esteja alinhado com esta nova metodologia, é preciso muito empenho, principalmente no que diz respeito a uma nova realidade de trabalho.

Para isso é fundamental compartilhar com todo o time e evangelizá-los sobre as principais vantagens de adotar as táticas de DevOps na sua organização.

Implementação mais rápida

O DevOps tem uma implementação muito rápida, com resultados diretos ao negócio. Ou seja, as corporações podem planejar e executar novos processos, sistemas e aplicações com muito mais agilidade ao adotar essa nova cultura, que unifica as áreas de desenvolvimento e operação de software.

Dessa forma, todo o processo de desenvolvimento e implantação dura menos tempo porque as equipes de TI e operações atuam e tomam decisões em conjunto, reduzindo assim o tempo de execução das tarefas.
Mais tempo para inovar em produtos e serviços

Se a metodologia DevOps traz mais agilidade nas entregas e economiza o tempo das equipes da TI, isso significa que as equipes têm mais tempo para focar em inovação. Após a implementação do DevOps, sua empresa simplificará os processos e melhorará a eficiência. s profissionais poderão então direcionar sua atenção ao desenvolvimento de novas ideias no cronograma de trabalho. Quanto mais tempo sua empresa tiver para inovar e gerar melhorias, mais ela crescerá.

Melhor experiência do cliente

Quando sua empresa desenvolve soluções com agilidade, ela se torna mais eficiente no atendimento a clientes corporativos - o que pode gerar facilmente a curto prazo um aumento direto na rentabilidade. De fato, a implementação do DevOps provoca um efeito altamente positivo nas operações comerciais de qualquer organização. Os benefícios dessa metodologia ampliam a eficiência dos negócios, a colaboração e a comunicação entre equipes multifuncionais.

*Carlos Eduardo Alves é head de Marketing da Claranet Brasil

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail