Home > Colunas

Como o Marketing Digital irá atualizar sua empresa

Se conseguimos observar essas mudanças no nosso dia a dia, então devemos nos perguntar: e o dia a dia das empresas? Como a internet mudou isso?

Thatto Comunicação

15/07/2019 às 18h15

Foto: Shutterstock

A internet transformou nossa vida, começando com a nossa forma de se informar, nossa forma de nos relacionar e nossa forma de consumir. Isso é tão fácil de observar, que eu te pergunto: quando você precisa checar alguma informação, o que você faz? Procura no Google, certo?

Se conseguimos observar essas mudanças no nosso dia a dia, então devemos nos perguntar: e o dia a dia das empresas? Como a internet mudou isso?

Bem, as empresas tiveram que acompanhar a movimentação da sociedade e precisaram adotar novas ferramentas, canais e formatos. E a presença digital de uma marca se tornou quase que uma obrigação para torná-la conhecida pelos consumidores. Precisa ter um site, blog e páginas nas redes sociais.

Claro, que essa necessidade gerou uma nova forma de fazer a comunicação entre marca e clientes.

A forma de comunicação de marca com consumidor é o marketing. O marketing pode ser considerado um processo social. Um diálogo estabelecido entre duas partes, é uma forma assertiva que comunicar o que você quer que sua marca quer passar para seu consumidor.

Desde a concepção do conceito, o marketing já passou por diversas reformulações. Porém, nenhuma delas foi tão intensa quanto as mais recentes. Primeiro, ele deixou de focar no produto, para focar no consumidor, agora ele precisa se adaptar aos novos caminhos de consumo que são possibilitados pela dinamicidade da informação.

Marketing Digital é fazer esse processo dentro dos canais online. Atualmente, é uma das formas mais assertivas (e famosas) de se comunicar com seus clientes de forma direta, personalizada e no melhor momento.

Essa técnica mudou completamente a maneira de se pensar em marketing! O que nos leva a pergunta...

Como Marketing Digital vai atualizar sua empresa?

Bom, já deu para entender que não adianta mais ficar falando só sobre seu produto e mais nada... É necessário entender quais são os objetivos e desafios do nosso cliente e mostrar para ele que você se importa e quer ajudar. Por isso, é importante aplicar o marketing digital, para se atualizar.

Pense só em como era nos anos 60, quando o acesso a dados era escasso e não tinha como saber como as campanhas tinham sido recebidas pelo público. Podemos argumentar aqui, que muito dinheiro foi gasto em ações ineficientes. Com o Marketing Digital, não temos mais esse problema. É possível melhorar campanhas constantemente, para obter o melhor aproveitamento possível.

Uma das coisas mais interessantes de fazer uso do marketing digital é que, além de conseguirmos medir o ROI (retorno sobre investimento) e o CAC (custo de aquisição por cliente), fazer uso da internet não é tão caro quanto marketing tradicional. O que nos traz ao terceiro tópico…

Marketing Digital traz oportunidades para todas as empresas, até mesmo as pequenas marcas podem fazer uso de algumas estratégias dentro do marketing digital. E isso, meu amigo, é vantagem até mesmo para os consumidores, que têm mais oportunidades de conhecer empresas com valores com os quais eles se identificam.

O mesmo vale para empresas que criam ótimos posicionamento online e conseguem aumentar as oportunidades de venda online. Mas, vale lembrar, que não adianta começar com o pensamento “nossa, quero falar com o máximo de pessoas que eu conseguir”.

E o direcionamento pode ser um dos grandes diferenciais que o Marketing Digital traz para as empresas, que é direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas. Não adianta você dizer que seu público é feminino e masculino, de todas as idades, faixas etárias e classes sociais. Desculpe-me, mas isso é muito difícil, então você deve direcionar o seu conteúdo para o público-alvo mais assertivo o possível.

Como você consegue direcionar o conteúdo da maneira mais assertiva possível para o seu público? Simples, definindo quem são seus potenciais clientes e como você pode chamar atenção deles.

A Thatto Comunicação oferece algumas dicas de estratégias de marketing digital!

Para conseguir alcançar seus potenciais clientes e ser encontrado por eles, você precisa começar sua estratégia de Marketing Digital. E, por mais que a internet tenha infinitas possibilidades, vamos falar sobre as melhores formas de fazer Marketing Digital.

Inbound Marketing

O famoso marketing de atração, quando criamos uma estratégia de Inbound, nosso objetivo é ser encontrado pelas pessoas. No Inbound Marketing, você tem que procurar entender as dores e necessidades dos consumidores. Estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas para oferecer uma solução para os anseios e desejos.

Quando sua empresa passa a praticar continuamente as técnicas de Inbound Marketing, sua empresa cria uma conversa com o potencial cliente. Dessa forma, criando uma audiência fiel que conversa com você.

Na Thatto Comunicação, entendemos que hoje em dia existe uma gama de ferramentas para fazer pesquisas, descobrir interesses do público e publicar materiais que os ajudem a satisfazê-los.

Redes Sociais

Poucos lugares proporcionam tanto uma interação entre pessoas com as marcas, quanto as redes sociais. Elas são canais que foram criados com o propósito de comunicar, influenciar e dialogar.

Por isso, ter uma página nas principais redes sociais onde seu público se encontra é indispensável para sua empresa se manter atualizada no que seu público consome. Então use os canais para promover suas ações, conteúdos, seja para que as pessoas conheçam o “por trás câmeras” da sua empresa.

Isso se tornou um fato essencial para a escolha de uma marca por parte dos consumidores. Os potenciais clientes escolhem marcas com quem eles se identificam, vai bem além dos produtos e serviços. As redes sociais são uma forma de fomentar seu branding e buzz, e com isso, geração de tráfego e conversões.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de contatos obtidos por uma empresa na internet. Ele pode ser utilizado como método de fortalecimento da marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

Esse método de comunicação direto com o usuário é uma ferramenta que pode trazer resultados muito efetivos. Aliás, é possível segmentar suas listas seguindo diversos fatores, como taxa de abertura dos e-mails, respostas, downloads de materiais, entre outros.

Existem diversos tipos de e-mail que você pode utilizar para criar interações diferentes com seus potenciais clientes ou clientes.

SEO

Estar presente no Google e outros mecanismos de busca é essencial nos dias de hoje. Mesmo porque, quando precisamos buscar qualquer coisa na internet, já vamos direto para o Google. Para estar em uma boa posição dentro do mecanismo de busca, de forma orgânica, existem as técnicas de SEO.

O que chamamos de Search Engine Optimization são as diversas boas práticas que você deixe as páginas compreensíveis para os mecanismos de busca, quanto para as pessoas. Se essas táticas forem bem utilizadas, seu site subirá de posições nos mecanismos e ganhará autoridade.

Essas são algumas táticas que podem ser trabalhadas pela sua empresa, para se manter atualizada do mercado e ser encontrada pelos seus potenciais clientes.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail