COMUNIDADE

Tecnologia a favor da moda utilitária

Roupas com som e sensores de vibração contribuem para desenvolvimento cognitivo

O WeAr Festival 2017, evento da Wear Brasil, mostrou na última semana revoluções tecnológicas aplicadas à criação de artigos de vestuário. Uma das muitas possibilidades apresentadas nos workshops do festival foi o do uso do som nas roupas, com interatividade dos movimentos corporais, criando experiências e sensações diversas.

Na oficina “Playing with your body and sound”, o fashiontech designer Ricardo Nascimento mostrou de forma simples como aplicar soft circuits nas roupas, utilizando linha condutora e pequenos autofalantes.

Nascimento já trabalha desenvolvendo peças com interações há muitos anos e entre suas criações muitas são voltadas para o uso terapêutico e ajuda no desenvolvimento cognitivo. Na oficina, ele apresentou alguns itens desenvolvidos com fins educativos como uma almofada que em conjunto ao uso de uma luva permite sentir a vibração de cada cor.

Em seu site, é possível ver outras criações como a headband, utilizada como console de jogo do Xbox, que pontuava conforme o movimento servical do jogador, e apresentava ao final, um relatório mostrando os danos que ele causou ao seu pescoço devido à prática de dança do jogo.

O uso de sensores de movimento, fios condutores de energia, sensores de pressão, e autofalantes em peças de vestuário pode além de ser algo divertido e novo. A ideia é que seja funcional, suprindo necessidades físicas de uma pessoa com algum tipo de deficiência, ou mesmo para ajudar a amenizar déficits psicológicos.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.