COMUNIDADE

Internet móvel ganha mais de um milhão de novos usuários por dia

LTE vai se tornar a tecnologia mais difundida da história

O Ericsson Mobility Report estima que o mundo ganha mais de um milhão de novos usuários de internet móvel por dia. Ainda, o estudo prevê a adição de 2,6 bilhões de novos assinantes de banda larga móvel até 2022 e afirma que a tecnologia dominante para acesso às redes móveis será o LTE (também conhecida como 4G) em 2018, o que a tornará a tecnologia móvel com mais rápido crescimento na história.

O tráfego total nas redes móveis cresceu 70% entre o final do primeiro trimestre de 2016 e o final do primeiro trimestre de 2017.

A Ericsson prevê o contínuo crescimento rápido da conectividade móvel, já que o tráfego de dados móveis globais aumentará oito vezes o seu nível atual até 2022. Esse tráfego equivale, por exemplo, à população da Espanha realizando streaming de vídeos HD durante 24 horas por dia por um mês, a um único assinante fazendo streaming de vídeos HD continuamente por 3,55 milhões de anos e cerca de 31 bilhões de horas de streaming contínuo de vídeos HD.

Niklas Heuveldop, Chief Strategy Officer e vice-presidente Mundial de Tecnologia e Negócios Emergentes da Ericsson, afirma que, com base nas medições realizadas em centenas de redes móveis, os dados do Ericsson Mobility Report ilustram claramente o enorme crescimento subjacente no setor. “O número de assinantes do 4G está crescendo mais rápido do que nunca, a utilização de voz sobre LTE está sendo acelerada e o crescimento do tráfego alcançou níveis nunca antes vistos desde 2013.”

“Estou particularmente animado em ver os principais passos do setor para progredir na evolução da rede, inclusive a aprovação do 5G New Radio (NR) não-independente que permitirá implantações 5G antecipadas. De acordo com a nossa previsão, isso levará a mais de meio bilhão de assinaturas de 5G e 15% de cobertura da população até 2022.”

Nas tendências do setor, o Ericsson Mobility Report apresenta artigos sobre a Internet para todos, cobertura abrangente de IoT em cidades e operação remota de veículos com 5G.

LTE vai se tornar a tecnologia mais difundida da história
Em 2018, o LTE (4G) superará o GSM como a maior tecnologia de redes móveis de acesso em número de assinaturas. A velocidade em que essa tecnologia tem sido implantada e adotada é incomparável. Demorou apenas cinco anos para que o LTE compreendesse 2,5 bilhões de pessoas, em comparação com os oito anos para WCDMA/HSPA ou para o 3G. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram adicionadas 250 milhões de novas assinaturas de LTE.

Enquanto a captação de LTE é conduzida sob demanda para experiências aprimoradas do usuário e redes mais rápidas, a implantação do 5G também será conduzida pela necessidade de recursos de banda larga móvel aprimorados, assim como soluções do setor para eficiência e automação. O 5G será a única rede que oferecerá suporte a diversos casos de uso. É esperada a ativação de mais de meio bilhão de assinaturas do 5G até 2022, sem contar com as conexões IoT. Espera-se então que o 5G compreenda cerca de 15% da população mundial.

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.