COMUNIDADE
Conheça a casa do futuro

Conheça a casa do futuro, altamente conectada e automatizada

Smartphones serão o controle remoto da casa do futuro e os appliances vão se comunicar entre si facilitando a gestão do ambiente

Em 2015, a Bosch acredita que 75% da população mundial terá acesso à internet e 6 bilhões de coisas serão conectadas à web. Grande parte desses objetos estará em nossas casas, promovendo alta conectividade e automatização. Na visão da fornecedora alemã de componentes automotivos tablets e smartphones serão o controle remoto da casa do futuro e os appliances vão se comunicar entre si facilitando a gestão do ambiente.

Em breve, aquecimento, ventilação e ar-condicionado serão automaticamente ajustados de acordo com as condições do tempo. Gravar o programa favorito de TV e lavar roupa poderão ser executados com apenas um clique, acionado remotamente por meio de dispositivos móveis. Além disso, o carregamento de carros elétricos será realizado pela empresa que oferece melhor condição de preço. Veja outras características da casa conectada abaixo.

Termostato para controlar o aquecimento do ambiente via smartphone
A Bosch apresentou na Internaciona CES, feira de tecnologia de consumo que acontece esta semana em Las Vegas (EUA), um controlador remoto de ambiente via wi-fi habilitado com uma tela touch screen e um aplicativo que permite aos usuários controlar sistemas de aquecimento por meio de smartphones.

O termostato inteligente possibilita ajustar o aquecimento do ambiente a partir de um smartphone ou tablet usando conexão de internet sem fio. Por meio de um app, os proprietários da casa podem assumir o controle total do aquecimento da água em qualquer lugar. Informações sobre o consumo serão acessadas pelo aplicativo. 

Sistema inteligente de energia 
Conectividade inteligente será implementada para garantir eficiência no uso de energia e contribuir para a redução do consumo. A Bosch demostra na CES um sistema fotovoltaico combinado com uma tecnologia de bomba de calor para consumo da maior parte da eletricidade gerada a partir de energia solar. 

LEIA MAIS SOBRE A CES 2015

Armazenamento de energia
Na CES, a Bosch apresenta também uma solução de armazenamento híbrido de energia para uso da energia gerada mesmo quando o céu está nublado ou depois do pôr do sol. Quando o reservatório de água é aquecido, a energia elétrica é convertida em térmica, aumentando a energia armazenada.

Sistema de segurança
Por meio de um aplicativo, é possível ter controle das câmeras da casa, acessar streaming de vídeos em tempo real e ter acesso a imagens HD em qualquer lugar. Um sistema de alarme controlado remotamente também por dispositivos permite ativar ou desativar o alarme em determinadas áreas. Um painel mostra janelas abertas, detector de fumaça e outras informações de segurança. Eventos estranhos são notificados por meio do app.

Nova geração de wi-fi com conectividade aprimorada
Para promover melhor conectividade em casa, a Qualcomm anunciou na CES uma solução sem fio tri-band para produtos de redes domésticas e hub de mídia. Com suporte para wi-fi 60GHz, 5GHz e 2.4GHz, a tecnologia, segundo Derek Aberle, presidente da Qualcomm, oferece experiência de conexão aprimorada e cobertura de toda a casa com alta velocidade sem a interferência de pontos de acesso nas proximidades. 

O hub de mídia é projetado para permitir downloads rápidos, compartilhamento e streaming de cache localmente ou mídia baseados em nuvem, como filmes e imagens 4K

A jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da CEA, responsável pela International CES 
Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.