COMUNIDADE
Conheça o abrigo de ônibus do futuro recheado de tecnologias

Conheça o abrigo de ônibus do futuro recheado de tecnologias

Espaço conta com tela touch screen com horários de ônibus, wi-fi e totem interativo que mostra uma série de informações

Quanto tempo o ônibus vai demorar para chegar? Qual caminho fazer, seja de ônibus ou metrô, para ir até o destino desejado? Responder a essas perguntas hoje não é tão simples. Mas a ideia do abrigo de ônibus do futuro é respondê-las rapidamente e melhor ainda: diretamente no ponto do ônibus.

A Otima, responsável pela gestão dos espaços publicitários, instalação e manutenção de abrigos de ônibus e totens em São Paulo, quer facilitar esse processo. A empresa apresentou na Campus Party o que batizou de abrigo do futuro, recheado de tecnologias para facilitar a vida de quem usa o transporte público.

Gustavo Brancante, gerente de tecnologia e inovação da empresa, explica que o abrigo conta com uma tela touch screen de 17 polegadas que informa o usuário sobre os horários dos ônibus. Além disso, indicam como chegar a um local usando transporte público, informação que pode ser encaneada por meio de QR Code para o smartphone do usuário e acessada durante o percurso. 

Há ainda um carregador de celular, wi-fi, e um totem interativo também touch screen que mostra condições climáticas e do trânsito, além de tirar selfies e enviar para o e-mail do usuário. 

>> Confira em tempo real a cobertura completa da Campus Party 2016

Brancante conta que a cidades de São Paulo tem 32 abrigos desse tipo. O modelo completo, no entanto, está em uso em apenas um local, na Avenida Paulista. A aceitação do abrigo tem sido satisfatória, garante. No que conta com wi-fi houve pico de 9 mil acessos à rede de internet móvel em um único dia. 

“Temos a concessão de 6,5 mil pontos de ônibus em São Paulo que podem contar com a tecnologia. Estamos investindo em inovação para apresentar para a Prefeitura e quem sabe ser implementado em mais localidades”, relata o executivo. 

Segundo ele, esse é apenas um passo para fomentar o conceito de cidade inteligente e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). “As possibilidades são infinitas. É possível usar o abrigo para que ele se comunique com um semáforo, ou então emitir um som em caso de acidente ou tiros próximo ao local”, exemplifica. 

Na Campus Party, a empresa está promovendo uma hackathon, maratona tecnológica com o objetivo de fomentar a criatividade dos campuseiros para a integração dessas tecnologias, visando a criação de soluções que possam contribuir para a construção de uma cidade inteligente. “Nossa intenção é integrar as soluções dos 20 times que estão desenvolvendo no abrigo”, detalha. Conheça o abrigo na galeria de imagens abaixo.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.