COMUNIDADE

Itron mostra benefícios das smart grids

Empresa demonstrou em tempo real a operação de suas soluções de IoT para a implementação de redes inteligentes de energia

A Itron, empresa mundial no oferecimento de soluções de smart grid para as redes de distribuição de água, energia e gás, marcou presença na Futurecom 2017 e mostrou o que há de mais avançado no mercado para a implementação de cidades inteligentes e conectadas e os benefícios que tudo isso traz tanto para as concessionárias, quanto os cidadãos e a administração pública.

A empresa apresentou ser capaz de adotar um modelo mais eficiente de gestão de recursos, garantindo um consumo energético sustentável. O diferencial é que, durante o evento, a Itron estará demonstrando o funcionamento de suas soluções conectadas em tempo real, mostrando os benefícios que traz para todos os atores do mercado.

Dentro do estande da Logicalis, as soluções da Itron para implementação de redes inteligentes para distribuição de eletricidade estarão conectadas em um ambiente real, demonstrando como o medidor inteligente, OpenWay Riva, possui uma capacidade de comunicação e processamento de dados superior.

De olho na energia

Essa tecnologia é capaz de apresentar um panorama muito mais completo para a concessionária de energia controlar sua rede de distribuição podendo identificar rapidamente possíveis fraudes e furtos, além de antever a necessidade de manutenção para falhas técnicas que acontecerão. Isso garante que ofereçam um serviço de mais qualidade para seus consumidores, que, por sua vez, também poderão ter mais controle de perfil de consumo, de maneira mais sofisticada do que a simples conta de energia, permitindo uma economia maior de energia.

Além do medidor inteligente, também ficou em funcionamento na feira o Solar Gate, tecnologia para gerenciamento da produção de energia solar distribuída, fenômeno crescente na matriz energética brasileira, após sua recente regulamentação. Tal solução integrada combina dados tanto da geração quanto do consumo de cada domicílio, que passam, agora, a se tornar unidades produtivas conectadas à rede, tendo impacto direto também em sua conta de luz.

Esta tecnologia é crucial para as concessionárias de energia lidarem com o aumento de complexidade da rede, agora que seus consumidores podem assumir o papel de fonte geradora alimentando a rede. Já as empresas especializadas na instalação dos painéis solares se beneficiam do acesso remoto aos dados sobre o desempenho dos equipamentos, para avaliar a necessidade de manutenção e ajuste na instalação para que funcionem da maneira mais eficiente possível.

Gerenciamento de iluminação

Por fim, também foi apresentado no estande o Streetlight Control, tecnologia destinada para gerenciamento da rede de iluminação pública das cidades. Além do monitoramento remoto e on-line da rede de postes da cidade, permite a integração de novas funcionalidades para controle do limite de velocidade das vias, monitoramento e segurança, sensores de presença para que a iluminação esteja ativada apenas quando houver pedestres. Conferindo assim aos órgãos de administração pública maior competência para aumentar sua eficiência para gestão inteligente das cidades.

O desenvolvimento de cidades inteligentes é urgente para lidar com os desafios que a matriz energética enfrentará a partir de agora e para reverter tal cenário e garantir um desenvolvimento sustentável a Itron já oferece diferentes soluções que por meio aplicações tecnológicas e aumento do processamento de dados, garante uma otimização da rede com impacto positivo para todos os atores do mercado.

 

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.