Home > Notícias

Conheça o Virtus, novo sedã da Volkswagen equipado com sistema de inteligência artificial

Guilherme Borini

16/11/2017 às 18h24

volkswagen virtus
Foto:

A Volkswagen anunciou nesta quinta-feira (16/11) a chegada do Virtus, novo sedã compacto da marca. Esqueça desempenho do motor ou economia de combustível como diferenciais. A aposta da montadora para o veículo é no uso de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês).

O veículo é equipado com a plataforma de computação cognitiva da IBM, o Watson, para oferecer um “manual cognitivo”, que visa responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo Meu Volkswagen responde às questões em português e espanhol. Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment Discover Media de 8” e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações.

Identificação

O cliente Volkswagen, após a compra do Virtus, poderá baixar gratuitamente o aplicativo, disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google). Em seguida, deverá se registrar gratuitamente para receber uma identificação Volkswagen – informação que será única para todo o Grupo VW.

Essa “VW ID” será vinculada ao chassi do carro e acompanhará o cliente em todos os veículos Volkswagen seguintes de sua vida.

A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.

O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele. Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd” (quando).

Segundo a empresa, o cliente nunca fica sem resposta. Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta. Esse auxiliar cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas no manual – o conteúdo foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas à CRC.

Interações

Confira alguns exemplos de interações possíveis para o sistema:

Pergunta: "Meu retrovisor mexe sozinho quando dou ré".

Resposta: "Isso é muito útil. Esta é a funcionalidade Tilt Down. Quando ela está acionada, o retrovisor direito se movimenta automaticamente até que você consiga ver a borda da calçada quando estiver em marcha à ré. Isso te ajuda na hora de estacionar. Quer configurar agora?"

[São apresentados os botões (SIM) e (NÃO)]

O questionamento também pode ser feito por meio de imagem. Os usuários podem enviar fotos, junto às perguntas escritas ou de voz, e o aplicativo – por meio das tecnologias do Watson – avalia o conteúdo da imagem para elaborar uma resposta. Por exemplo, um motorista pode enviar uma foto do painel de controle e receber uma resposta sobre o que significa uma luz acesa no quadro de instrumentos e receber quais ações devem ser tomadas.

Por exemplo:

Pergunta: “Tem uma luz amarela piscando no meu painel.”

Resposta: “Por favor, tire uma foto do seu painel para que eu possa analisar.”

[É exibido o botão de câmera]

[Usuário tira a foto do painel com a luz acesa]

“Esta é a luz do controle eletrônico de potência. Isso significa que há possíveis avarias do motor, que podem causar um maior consumo de combustível e uma redução da potência. A Volkswagen sugere que você visite a sua concessionária [usuário poderá clicar na palavra concessionária] para verificar esse problema assim que possível.”

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail