Home > Colunas

Conhece a síndrome do impostor?

O conflito geralmente atinge profissionais que se encontram em ambientes muito competitivos

Amanda Gomes e Carine Roos*

26/05/2019 às 9h15

Foto: Shutterstock

A síndrome do impostor é um conflito psicológico em que a pessoa não consegue aceitar e admitir suas conquistas e elogios, pois acredita que todo o seu sucesso se deve à sorte ou à ajuda de terceiros.

A síndrome do impostor pode estar ligada a outros sentimentos de insegurança, como o medo do sucesso, medo do fracasso e a autossabotagem. De acordo com um estudo realizado pela psicóloga Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, nos Estados Unidos, a síndrome atinge em menor ou maior grau 70% dos profissionais bem-sucedidos, principalmente as mulheres.

Suas vítimas são pessoas que jamais creditam seu sucesso à inteligência, competência e habilidade pessoal e temem que a qualquer momento sua "incompetência" seja descoberta. É muito comum também em pessoas que acabam de iniciar suas carreiras ou naquelas que vivem em carreiras muito competitivas, como as de esporte. Qualquer profissional, no entanto, pode desenvolvê-la.

Para superar a síndrome do impostor, é preciso parar de estabelecer padrões inatingíveis, pois todas as pessoas, invariavelmente, cometem erros. O sucesso é resultado de diversos fatores e não exclusivamente do seu trabalho árduo, como também por outros fatores como eventuais ajudas que você recebe de parceiros, um pouco de sorte, entre outros.

O tratamento pode ser feito com psicólogos e com a realização de atividades capazes de aliviar o estresse e a ansiedade, que melhorem a autoestima e o autoconhecimento, como ioga, meditação e exercícios físicos.

Você se identificou com alguns desses sintomas? Se a resposta for sim, fique atento ao seu comportamento nos próximos dias e busque opiniões. Curar essa síndrome será libertador para você e, sem dúvidas, para o seu futuro pessoal e profissional também.

* Amanda Gomes e Carine Roos, cofundadoras da ELAS

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail