Home > Notícias

Cosan investe em tecnologia para melhorar processo orçamentário

Rodrigo Garcia

01/09/2014 às 15h27

Cosan investe em tecnologia para melhorar processo orçamentário
Foto:

A Cosan já colhe os frutos da recente mudança em seu sistema de gestão de projetos e orçamentos. A companhia, visando a melhorar a eficiência operacional, aderiu à solução Cognos Planning, da IBM, para gerenciar suas atividades. 

Segundo o diretor de planejamento estratégico da companhia, João Arthur Souza, a mudança nos processos teve início em 2010, quando a empresa optou por buscar soluções que otimizassem os processos de planejamento e orçamento. Desde então, milhões foram investidos no processo, mas o retorno já é evidente. “Atualmente, nós temos modelado todos os nossos orçamentos com a ferramenta, inclusive os nossos trabalhos realizados fora do Brasil”, explica Souza.

A solução permitiu que a empresa aumentasse a capacidade de análise de dados, além de possibilitar o acompanhamento dos orçamentos e processos de forma colaborativa. O Cognos também possibilita a descentralização dos processos orçamentários via web, possibilitando a integração com os sistemas transacionais. Velocidade de operação, precisão e redução de erros estão entre os benefícios trazidos pelas soluções.

O projeto de atualização também conta com uma ferramenta específica que está em uso para facilitar a produção de relatórios sobre as finanças da corporação e a prestação de contas aos acionistas e investidores, o Finacial Statement Reporting. “A aplicação gera os relatórios financeiros, e, então, fechamos o resultado mensal e escrevemos nossa carta de resultados mensais. Agora, a nossa parte financeira está toda coberta, desde a parte de planejamento até os reportes”, detalha. 

Atualmente, toda a Cosan já utiliza as soluções implementadas neste processo. De acordo com o executivo, a mudança tornou a empresa muito mais participativa, pois cada área de negócio contribui para realizar o seu próprio orçamento

“A mudança na forma de trabalhar trouxe mais comprometimento com o resultado final. E isso é muito importante quando falamos de objetivos, pois as pessoas não realizam as tarefas por terem sido impostas, e sim por saberem que a contribuição delas que construiu aquilo”, conclui. 

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail