COMUNIDADE
Bem vindo a era digital

O marketing tradicional expirou. Acorde para a era digital!

Análise dos dados ainda é um assunto muito falado, mas pouco usado de maneira eficaz

Experiência do cliente é a preocupação da vez quando o assunto é transformação digital. Para se diferenciar da concorrência é essencial que o consumidor esteja feliz com o serviço ou produto que a sua empresa oferece no mercado. Para que sua estratégia seja eficiente, é primordial conhecer o seu público e fazer campanhas direcionadas a cada perfil. Análise dos dados ainda é um assunto muito falado, mas pouco usado de maneira eficaz. As empresas que começarem a se dedicar a este trabalho estarão bem à frente dos concorrentes, ganhando vantagem competitiva e aumentando sua participação no mercado.

Afinal, o que o cliente quer? Atendimento personalizado que demonstre a preocupação da marca com ele, em oferecer ofertas direcionadas para o seu perfil, é um ponto bastante valorizado no relacionamento entre consumidor e marca. O primeiro passo para se diferenciar é conhecer profundamente o comportamento do consumidor. E a mídia digital é uma forte aliada para ajuda-lo nesta missão. O marketing e a sociedade foram transformados pela internet e mídias digitais. Para os consumidores, isso significa escolhas muito mais amplas de produtos, serviços e preços. As redes sociais mudaram a maneira como as pessoas compram, vendem, se relacionam e vivem, assim como a mobilidade, que fornece diversos meios de acesso, seja por desktops ou dispositivos móveis. Essa realidade faz com que os clientes priorizem empresas que prestam um atendimento diferenciado, onde, quando e na hora que precisarem.

O marketing digital, com suas mídias digitais e as novas plataformas tecnológicas, criaram oportunidades para as marcas expandirem mercados, oferecerem novos produtos e serviços, e usarem novas técnicas de comunicação online. Então, este é o momento de você desenvolver habilidades e utilizar o poder da internet para adquirir vantagem competitiva e melhores resultados. As redes sociais agora não são apenas um passa tempo, mas objeto de estudo e ferramenta de trabalho dentro da área de marketing. Uma boa atuação no meio digital pode ser o segredo para prosperar ou, até, simplesmente sobreviver.

Um exemplo disso é o Facebook, maior rede social do mundo com 1.6 bilhão de contas ativas. A cada uma hora são postados 136 mil fotos e vídeos, além de mais de 510 mil comentários. O Brasil é o terceiro país em número de usuários, com 99 milhões de contas ativas. Ou seja, 8 em cada 10 brasileiros internautas têm conta no facebook, o que comprova que seus potenciais clientes estão nesta rede. 93% dos profissionais de marketing mais respeitados no Brasil e no Mundo utilizam o Facebook em suas campanhas. 70% dos usuários ativos estão conectados em pelo menos uma página de negócios, gerando semanalmente 645 milhões de visualizações e 13 milhões de comentários nela.

Os dados mostram que na era digital é necessário se adaptar, pois o marketing tradicional expirou. E nasceram diversas novas oportunidades para as empresas ganharem mercado. Análise de dados, estruturados ou não, usada de forma estratégica, é o novo ouro do mercado.

E se sua marca não estiver investindo nisso, é hora de acordar – e se colocar no lugar do seu cliente. O que você prioriza na hora de escolher um produto ou serviço? Como você quer ser atendido? Como você quer ser tratado? Nessa hora é essencial que se coloque do outro lado do balcão, ofereça o atendimento diferenciado e personalizado que o consumidor tanto almeja.

*Mariana Campelo e Ana Paula Tavares são sócias-diretoras da Aporama Marketing Digital

Leia também IBM lança plataforma para atender demandas digitas do agronegócio.

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.