COMUNIDADE
Negócios digitais demandam nova abordagem de desenvolvimento de aplicações

Negócios digitais demandam nova abordagem de desenvolvimento de aplicações

Líderes de TI devem estar prontos para esse desafio e aproveitar a oportunidade para ajudar a melhor posicionar a empresa no mercado

Como a digitalização dos negócios está impactando nas equipes que desenvolvem aplicações? Brian Prentice, vice-presidente de pesquisa do instituto de pesquisas Gartner, identificou quatro implicações importantes que são geradas a partir dessa transformação. Veja abaixo:

1. Negócios digitais + mudanças da TI
De acordo com Prentice, há dois fatores principais: negócios digitais e o rápido ritmo da mudança da TI. Ambos, na verdade, andam de mãos dadas. O mundo digital está forçando as organizações a evoluir e a mudar a um ritmo muito mais rápido do que antes. Se uma organização está se movendo em um determinado ritmo ou nível, a TI tem de corresponder à altura.

Mobile é um caminho, diz, especialmente à medida que continuamos a ver o crescimento de dispositivos móveis no mercado. Os wearables só vão adicionar tempero a essa complexidade, bem como o crescimento da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). As organizações terão de descobrir como coordenar todos esses diferentes pontos, que têm enorme impacto no desenvolvimento de aplicativos.

O executivo ressalta ainda que o mercado está começando a mudar em direção a um foco muito maior para a experiência do usuário. É um enorme desafio para as equipes de desenvolvimento de aplicativos.

2. Estratégias de aplicações precisam evoluir para gerar vantagem competitiva 
Para sair à frente da concorrência, empresas precisam ser dinâmicas, interativas, estar em constante evolução e usar métodos ágeis de entrega. Na economia digital, as companhias irão viver ou morrer com base na forma como lidam com estratégias de aplicações complexas, incluindo pacotes de aplicações, análise e aplicativos móveis. 

Todos esses ambientes precisam entregar resultados com experiência atraente para o usuário. O principal desafio para o mundo corporativo hoje é reinventar aplicações estratégias para obter alinhamento com a nova realidade digital e, ao mesmo tempo, apoiar as empresas em suas práticas inovadoras.

Na visão do executivo, a estratégia móvel também precisa mudar para uma abordagem multicanal e multidispositivo. Além disso, devem agregar análises preditivas e contar com recursos de privacidade e segurança. 

3. Demanda dos negócios supera oferta da TI
Estilos antigos de desenvolvimento de aplicativos simplesmente não entregam os resultados de um negócio de que a era digital necessita, pontua o executivo. Tecnologias inovadoras e disruptivas surgem o tempo todo. Por isso, a arquitetura de informação deve ser construída de forma a alavancar rapidamente novas capacidades e aproveitar novas oportunidades.

Nesse novo universo, aplicações devem ser construídas em dois níveis. A primeira delas no formato tradicional e outra com base na TI Bimodal e DevOps – ingredientes necessários para uma prática de desenvolvimento de aplicativos na era atual. 

4. Como se preparar para a economia digital? 
A crescente variedade e a complexidade dos dados, além da onipresença da internet das coisas estão provocando um novo imperativo digital. Cada negócio é agora um negócio digital. Cada unidade de negócios é um centro de inovação. Cada projeto é um projeto digital. Isso significa uma mudança radical nas prioridades e perspectivas. O importante daqui para frente pode não ser a forma com que você processa transações de vendas de forma mais eficiente ou implementa melhorias incrementais.

O objetivo agora é descobrir como levar a empresa para um novo mundo no qual as fronteiras físicas e digitais começam a se entrelaçar e novas oportunidades vão aparecer, desafiando líderes atuais da indústria.

Estamos rapidamente chegando a um ponto no qual a TI não é apenas uma parte do negócio: ela é o negócio. Líderes de aplicativos deve estar prontos para esse desafio e aproveitar a oportunidade para ajudar a conduzir suas organizações na idade dos negócios digitais.
Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.