COMUNIDADE

Servidores autossuficientes: como eles reduzem gastos de data center

Recentemente, a HP anunciou que sua linha de servidores autossuficientes prometia redefinir gastos nas operações de data centers ao automatizar todos os aspectos de ciclo de vida de um servidor. O tema gerou muito interesse entre os leitores do IT Web, então, procuramos o IDC para entender exatamente do que se trata essa tecnologia. Os […]

Recentemente, a HP anunciou que sua linha de servidores autossuficientes prometia redefinir gastos nas operações de data centers ao automatizar todos os aspectos de ciclo de vida de um servidor. O tema gerou muito interesse entre os leitores do IT Web, então, procuramos o IDC para entender exatamente do que se trata essa tecnologia.

Os servidores autossuficientes possuem funções avançadas de gerenciamento e correção de falhas, com rotinas já pré-definidas e atualização automática de paths que podem ajudar as empresas a economizarem verbas com esse setor.

Essas soluções, como explica Alexandre Vargas , analista de mercado da IDC Brasil, , podem gerar maior confiabilidade no data center da companhia, além de “reeducação drástica no tempo de gerenciamento de hardware por parte da equipe de TI”, o que também leva à redução de custos.

Porém, o termo autossuficiente, é um utilizado para “marketing”, já que na realidade eles “são servidores mais inteligentes que, por meio de rotinas pré-definidas pela equipe de TI, conseguem gerenciar e se organizar de maneira mais efetiva”, explicou.

E engana-se quem pensa que essa tecnologia é inovadora. “Essas tecnologias já estavam presentes em servidores RISC, EPIC  e Mainframe. Não é algo novo, porém o grande diferencial é trazer estas funcionalidades para o mundo x86 [processadores Intel]”, aponta Vargas.

Por fim, as companhias de TI devem se preparar, porque a adoção de servidores autossuficientes se mostra como uma tendência. “Com a complexidade dos data centers aumentando a cada dia e os produtos se tornando cada vez mais commodities, os fabricantes buscam se diferenciar em facilitar o gerenciamento dos equipamentos por parte dos usuários”, finalizou.

Saiba mais:

HP anuncia linha de servidores autossuficientes

 

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.