COMUNIDADE

Estudo indica que cerca de 48 milhões de contas no Twitter são bots

Segundo relatório conduzido por universidades nos EUA, número representa 15% da base de usuários da rede social

Uma parcela significativa de contas do Twitter não é controlada por pessoas. Segundo um estudo conduzido pelas Universidades do Sul da Califórnia e de Indiana (EUA) – e divulgado pela CNBC -, cerca de 48 milhões de usuários são bots, ao invés de pessoas. Isso representa aproximadamente 15% das contas da rede social.

Os pesquisadores utilizaram mais de mil recursos para identificar contas de bots no Twitter, incluindo amigos, conteúdo e sentimento das mensagens, além de tempo entre a publicação dos tweets. Utilizando esse cenário, os pesquisadores afirmaram que as estimativas sugerem que entre 9% e 15% das contas ativas do Twitter são bots.

Uma vez que o Twitter possui atualmente 319 milhões de usuários ativos mensais, os pesquisadores chegaram ao número de 48 milhões de contas de bot.

Um porta-voz do Twitter disse à CNBC que, embora os bots muitas vezes têm conotações negativas, muitas contas são extremamente benéficas, como aquelas que alertam automaticamente as pessoas de desastres naturais.

Os pesquisadores também destacaram os benefícios de alguns bots, como os que desempenham funções sociais, entre elas a disseminação de notícias e publicações relevantes. Mas o relatório também aponta para a desvantagem deste tipo de contas, apontando que há um crescente registro de aplicações maliciosas de bots sociais, como falsos apoios políticos e disseminação de propagandas terroristas.

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.