COMUNIDADE
SPFC Morumbi

Atos leva transformação digital ao São Paulo FC

Primeiro clube do Brasil a adotar gestão digital do negócio em tempo real SAP

A Atos, multinacional europeia de tecnologia, mais uma vez dá um salto no segmento de Esportes, depois do grande feito nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, no Rio de Janeiro, quando liderou a transformação digital do evento. Agora, leva ao São Paulo Futebol Clube, a solução SAP S/4HANA, da alemã SAP, credenciando o clube como o primeiro no Brasil a ter uma gestão digital, automatizada e em tempo real. A oficialização do contrato entre a Ato e o clube foi divulgada hoje (13/09), no SAP Forum 2017, que teve início ontem e termina hoje, em São Paulo.

De acordo com Alexandre Morais, head de Transformação Digital da Atos, grandes clubes no mundo usam soluções SAP para otimizar gestão do negócio, de desempenho de jogadores e de engajamento com torcedores, entre eles o Bayern de Munique, Manchester City e o time alemão TSG Hoffenheim, que utiliza uma série de soluções SAP e que é patrocinado pela SAP.

Parceira da SAP há mais de 30 anos, a Atos fortalece ainda mais essa aliança por meio do ineditismo da aplicação em clubes de futebol, na avaliação de Morais. “A implantação já foi iniciada no São Paulo e a expectativa é que todo o processo de implementação ocorra num período de seis a oito meses. Seremos responsáveis pela implementação e suporte de todo o projeto”, acrescenta.

O sistema desenvolvido pela SAP dará apoio ao tricolor para administrar de forma digital e automatizada os departamentos de finanças, gestão fiscal, suprimentos, controle de ativos e bens, além de Recursos Humanos. Assim, entre os muitos benefícios, o clube poderá modernizar processos e realizar a transferência de sistemas de gestão e processamento de dados para a plataforma de nuvem. Tudo isso, portanto, passará a ser hospedado, gerido e suportado remotamente.

Tecnologia avalia desempenho pelo suor

Primeiramente, o bate-bola tecnológico do sistema irá aprimorar a administração do São Paulo e poderá entrar em campo, literalmente, para melhorar o desempenho esportivo da equipe. A seleção da Alemanha, atual campeã do mundo, é uma das pioneiras na utilização do sistema para a gestão de informações esportivas obtidas em tempo real, como dados de desempenho dos jogadores em campo, condicionamento físico e de saúde dos atletas.

Morais cita um exemplo para mostrar do que essa aplicação é capaz: “Por meio de um chip, a tecnologia capta, no suor do atleta, os níveis de ácido lático em seu organismo, identificando aqueles com maior desgaste. Isso permite, por exemplo, a substituição de um jogador com maior chance de desenvolver uma lesão muscular”, diz, destacando que tudo isso acontece em tempo real.

A modernização no clube também irá contemplar a gestão de contratos e CLT que entrarão na era digital. Com a implantação de um sistema como o SAP S/4HANA, que será feita pela Atos, o ganho de produtividade, economia de tempo e recursos gastos com processos burocráticos pode chegar a até 80%.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.