COMUNIDADE
road show Arrow

Executivos discutem megatendências em TI na era digital

Fabricantes e revendas da Arrow ECS tiveram a oportunidade de obter insights estratégicos durante evento da distribuidora

Executivos de grandes empresas de TI se reuniram nesta terça-feira (5), em São Paulo, para debater sobre as principais tendências em tecnologia baseadas em segurança, cloud, data center, hiperconvergência e IoT. O encontro aconteceu durante o Road Show Arrow Mega Trends, evento promovido pela distribuidora global de soluções e serviços de TI Arrow ECS (Enterprise Computing Solutions) e que já passou por outras cinco capitais brasileiras.

Com o objetivo de obter insights estratégicos para criar oportunidades de negócios alinhadas às megatendências em tecnologia, o road show contou com a participação de alguns dos 35 fabricantes que compõem o portfólio da Arrow ECS, além de revendas e parceiros da distribuidora.

Um dos temas abordados durante a discussão foi segurança, mais precisamente a de dados. Fabio Picoli, country manager da Trend Micro no Brasil, alertou que não estamos protegidos neste novo cenário advindo da transformação digital. “Existe uma falsa entrega no mercado de que estamos 100% protegidos”, comentou. Ele ainda advertiu sobre uma das principais ameaças atuais: o ransomware como serviço, um novo formato de sequestro de dados terceirizado.

Edson Siqueira, diretor de vendas da Fujitsu, ressaltou a importância do alinhamento entre a TI e o negócio na era digital. “O processo de transformação digital muda totalmente a relação da TI com as áreas de negócio. Os projetos passam a ter uma dinâmica ágil com o objetivo de criar novos processos de inovação às empresas”.

Hiperconvergência e conectividade


Este novo cenário leva às organizações a também mudarem suas infraestruturas de TI, investindo na hiperconvergência, o mais recente estágio da evolução das arquiteturas de data center. “Com a transformação digital, as empresas passam a convergir as tecnologias para estruturas otimizadas, ou seja, migram de um modelo tradicional e centralizado para um modelo completo e virtualizado”, comentou Fabiano Ornelas, diretor de canais da Dell EMC Brasil.
Rômulo Horta, diretor de marketing e soluções da Huawei no Brasil, acrescentou também a importância de se investir em conectividade, necessária para todo movimento rumo à transformação digital. “Para que o mercado cresça, as inovações passam pela tecnologia e conectividade”, declarou o executivo.

Otimismo para 2018

Questionados sobre suas expectativas para 2018, os executivos foram unânimes em dizer que estão otimistas em relação a crescimento e geração de novos negócios. A positividade vai ao encontro da projeção do mercado financeiro para um cenário confortável para a economia brasileira no ano que vem, após três anos em crise.

Para Ricardo Brognoli, presidente da HPE Brasil, 2018 trará negócios a todos. “No atual momento de crise, a tecnologia ajuda os clientes a investir seu escasso capital. A tendência é melhorar”, afirmou. Também otimista, Horta, da Huawei, lembrou dos resultados do mais recente estudo da empresa, Global Connectivity Index (GCI), que mostra que a cada 20% de aumento no investimento em TIC no país, o PIB cresce 1%.

A VMWare, que pretende lançar novas parcerias ambientadas no conceito multicloud em 2018, estima um crescimento de 15% no ano em questão. Já a Arrow ECS, que espera encerrar 2017 com faturamento global de mais de US$ 23 bilhões, projeta para o próximo ano manter o crescimento contínuo de mais de 40% obtido nos últimos três anos. “Investimos e acreditamos no nosso país. Nós executivos temos a obrigação de continuar acreditando mesmo diante às dificuldades”, completou Ronaldo Miranda, vice-presidente para América Latina e gerente geral da Arrow ECS no Brasil.

 

 

 

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.