COMUNIDADE
IoT na Tivit

IoT como serviço ganha força no portfólio da Tivit

Corrida para digital torna plataforma da empresa ainda mais estratégica e atraente na jornada dos clientes

A Tivit, integradora de serviços de TI, acredita no diferencial de conectar pessoas e coisas e na era da transformação digital investe fortemente em sua plataforma de Internet das Coisas (IoT) como ponte para modelos disruptivos de negócios. IoT no modelo SaaS (como serviço) tem fortalecido a estratégia.

De acordo com a empresa, a plataforma contabiliza mais de 1 milhão de medidores eletrônicos conectados e acima de 3 bilhões de coordenadas processadas e armazenadas no datacenter da Tivit nos últimos doze meses. E nada menos do que 480 caminhões conectados.

“O modelo de IoT como serviço proporciona flexibilidade ao cliente, que pode contratar de acordo com as necessidades do negócio e ter a vantagem de poder realizar testes de conceito, antes de uma implementação, ou seja, testar hipóteses de negócio”, diz Norberto Tomasini, Digital e Business Solutions Sale da Tivit.

Para o executivo, na era da transformação digital, em que a velocidade é um componente crítico na estratégia, é importante que as empresas consigam testar rápido, errar rápido e acertar rápido. “Nós também tivemos de nos transformar, por isso criamos a plataforma para atender ao cliente na mesma velocidade que ele deseja. Todos terão de mudar a forma de fazer negócio.”

A mentalidade hoje tem de ser igualmente ágil, na avaliação de Tomasini. Ele explica que a tecnologia disrupitiva precisa estar aliada à visão de negócios, possibilitar testes, entregas rápidas para que os riscos sejam reduzidos e também proporcionar rápidas tomadas de decisão ao longo do processo de construção do produto ou serviço do cliente. “O mundo está mudando muito rápido e você tem de mudar junto”, avisa.

Todos os serviços da Tivit estão agregados à plataforma IoT, segundo o executivo. “Ela pode monitorar também as regras do negócio. E tem uma vantagem importante: ela está aqui no Brasil, o que simplifica todo o processo e agiliza sobremaneira o negócio”, diz.

Ampla adota plataforma IoT

A Ampla, distribuidora de energia elétrica para cerca de 2,8 milhões de clientes em 66 cidades do Rio de Janeiro, há nove meses adotou a plataforma IoT da Tivit. Os resultados já estão sendo contabilizados. A produtividade obteve aumento de 25%, com a diminuição do tempo ocioso da equipe.

Segundo a empresa, a solução tornou mais eficiente o monitoramento e o controle das equipes de campo e deve ser estendido para toda a rede de colaboradores ainda neste ano, impactando milhares de usuários.

A plataforma online, apoiada em ferramentas analíticas pode prever desvios no comportamento das equipes de campo. “Monitoramos a execução das atividades, o que contribui para melhora na performance e na eficiência operacional. Além da satisfação do nosso cliente porque monitoramos a qualidade e o prazo do atendimento”, diz Bruno Golebiovski, diretor de Operações Área Rio da Ampla.

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.