Home > Notícias

Embratel comemora 50 anos da Estação Terrena de Tanguá

Centro revolucionou as telecomunicações e marcou momentos importantes da vida dos brasileiros

admin

27/02/2019 às 18h49

Foto:

A Embratel comemora essa semana (28/02) 50 anos da inauguração da Estação Terrena de Tanguá, localizada no município de Tanguá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A estação revolucionou as telecomunicações no Brasil por utilizar o que havia de mais moderno em sistemas de comunicação, com o auxílio de satélites para a transmissão de imagens e voz a longa distância.

“A estação permitiu a entrada do Brasil em uma nova era das comunicações. A partir da sua inauguração, o país pode se conectar ao mundo de forma inédita”, diz Gustavo Silbert, Diretor Executivo da Embratel Star One.

Importantes momentos da vida dos brasileiros somente foram vividos graças ao desenvolvimento tecnológico proporcionado pela Embratel e pela Estação Terrena de Tanguá. Entre eles está a transmissão em tempo real da chegada do homem à Lua, em 1969.

“Os brasileiros só puderam assistir o Brasil se tornar campeão na Copa do Mundo de 1970 com a transmissão feita diretamente do México, via satélite a partir da estação. Somos orgulhosos por ter proporcionado essa experiência a milhões de brasileiros”, afirma Silbert, lembrando que a unidade também ofertou transmissão de dados móveis para o setor marítimo e contribuiu para a interiorização das emissoras de televisão no país.

A estação foi o embrião da operação de satélites da Embratel, hoje líder no mercado. A unidade foi inovadora desde o início das atividades. Além da antena parabólica de 30 metros de diâmetro, com um pedestal de 10 metros de altura, também contava com casa de tratamento de água, usina geradora de luz e força, centros de recepção de sinais e conversão em voz ou imagem, alojamentos e outras dependências com equipamentos técnicos necessários para o funcionamento do ambiente.

Hoje, a estação tem papel estratégico como sistema alternativo ao centro de controle de satélites da Embratel, que está localizado em Guaratiba (RJ). O Teleporto de Guaratiba tem um dos maiores parques de antenas da América Latina e tecnologias para uso por empresas dos mais diversos setores e por órgãos do governo. O processo de controle de satélites da empresa recebeu o certificado ISO 9001:2000, certificação que posiciona a companhia como uma das mais confiáveis do planeta devido à qualidade de seus sistemas e sua equipe altamente capacitada.

Pioneira no segmento satelital no Brasil, a Embratel lidera a oferta de soluções via satélite. Para isso, conta com a frota da Embratel Star One, que inclui o Star One D1, o maior satélite já lançado pela empresa. Ocupando a posição orbital de 84° W, o Star One D1 está equipado com Banda Ka (300 transponders equivalentes de 36MHz), Banda C (28 transponders) e Banda Ku (24 transponders). O Star One D1 atende atuais e novos clientes nas áreas de vídeo (broadcasters), dados e voz.

Essa infraestrutura garante disponibilidade de sinais de voz, TV, rádio e dados, expande backhaul de telefonia celular e amplia a oferta de serviços de transmissão de vídeos, aplicações corporativas, além de Internet e telefonia para localidades remotas, no Brasil, México e nas Américas do Sul e Central.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail