Home > Colunas

Empreendedorismo com propósito: modo de usar

Questões durante o processo de empreendedorismo que precisam ser resolvidas envolvem a satisfação em oferecer produtos e serviços.

Lucia Quintino

09/07/2019 às 18h04

8 dicas para empreender no mundo digital
Foto: Shutterstock

Algumas pessoas começam a empreender “por acaso”, seja por enxergar uma oportunidade do mercado ou por uma necessidade, como por exemplo ter sido demitido. Muitos ficam sem saber “para quê” ou “por quê” empreender.

O ponto é: você gostaria de ter sucesso e um negócio lucrativo? Imagino que sua resposta tenho sido afirmativa, então, o caminho será muito mais feliz (e mais fácil) se você acreditar naquilo que faz.

Afinal, o que é propósito? Propósito é ter um motivo, uma razão de ser. É aquilo que te faz levantar todos os dias da cama para fazer seu negócio acontecer, mesmo com todos os percalços que encontra no caminho. Algo que vai muito além do retorno financeiro (que também é bom e fundamental).

Cada vez mais, os clientes querem comprar aquilo que acreditam e se identificam. Por isso a crescente demanda em produtos que tragam claro o seu “porquê”, como por exemplo, negócios que preservam recursos naturais, produtos sustentáveis, produtos ou serviços voltados para as minorias, dentre outros.

Mesmo que a sua motivação inicial em empreender tenha sido pessoal, como dinheiro, autonomia, liberdade, poder, sucesso, você pode encontrar um propósito claro dentro do seu negócio (existente ou não) e assim se sentir mais realizado e aumentar sua lucratividade ao transmitir sua mensagem por intermédio do seu negócio.

Então, como empreender com propósito?

Abaixo, deixo quatro perguntas que costumo indicar aos meus clientes para que se façam e consigam encontrar um propósito claro dentro do seu negócio.

Se você já tem um negócio

1.  O produto ou serviço que ofereço me dá vontade de trabalhar cada vez melhor?

2.  Como me sinto quando converso sobre o que faço?

3.  Falo do meu trabalho com orgulho ou fico hesitante?

4.  O que meus clientes dizem sobre meu produto ou serviço?

Se você ainda não tem um negócio

1. Que tipos de dificuldades e desafios eu venci na minha vida?

2. Como o que farei pode impactar as pessoas que comprarem meu produto ou serviço? O que de bom acontecerá na vida delas?

3. O que eu posso fazer para me diferenciar dos meus concorrentes?

4.  Que legado eu gostaria de construir na minha vida através do meu negócio?

Respondendo essas perguntas você verá que é possível empreender com propósito em qualquer segmento que escolher, basta que encontre um porquê inspirador e posicione o seu produto ou serviço baseado nisso.

As pessoas compram o “porquê” você faz, e não “como” você faz.

(Simon Sinek)

E se precisar de ajuda, pode contar comigo!

*Lucia Quintino é especialista em Liderança e Terapeuta Sistêmica de Empreendedorismo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail