Home > Notícias

Empresa de arquitetura implementa metodologia BIM da Autodesk

Próxima fase prevista pela OMMA será a implantação do modelo 5D

Redação

03/09/2018 às 17h04

Foto:

Como parte da estratégia de crescimento e modernização, a OMMA, empresa de arquitetura e engenharia, com mais de 20 anos de atuação no mercado corporativo, investiu em um projeto de implantação da metodologia BIM (Building Information Modeling), com ferramentas da Autodesk, seguindo tendências do mercado, que pede melhor eficiência e gestão dos projetos de arquitetura e construção.

Após utilizarem por muitos anos apenas o AutoCad, ferramenta de software 2D também da Autodesk, a OMMA investiu em um diagnóstico para implantar a nova metodologia de forma estruturada e integrada para que os projetos fossem interconectados desde o briefing e orçamento até a entrega final.

O processo para implementação do BIM teve início em meados de 2018 e foi dividido em oito etapas, entre elas, houve a entrega de um profundo diagnóstico interno, desenvolvimento de templates, ajustes de banco de dados etc.

O treinamento técnico de toda equipe de arquitetos da OMMA no uso do Autodesk Revit foi concluída em junho. A próxima fase prevista será a implantação do modelo 5D, que permite a elaboração do orçamento no momento em que o primeiro projeto é entregue ao cliente. “Com isso vamos assegurar que todas as equipes do escritório trabalhem de forma colaborativa”, explica Marcelo Prisco, diretor da OMMA.

De acordo com Jessica Ferrara, coordenadora de arquitetura da Omma, ao implantar a metodologia BIM na empresa, o objetivo é que se produza projetos com o menor tempo e maior detalhamento possível. “No longo prazo iremos ganhar agilidade, mesmo sabendo que no início precisamos investir para nos adaptarmos a essa nova realidade”, afirma a arquiteta.

O próximo desafio é integrar outras ferramentas da AEC Collection, como o Autodesk Navisworks e assim aprimorar a utilização do BIM nos projetos da OMMA.

Tags
Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail