Home > Colunas

Entenda porque é preciso investir no controle de importação online

A automação das operações de importação facilita o controle do processo e traz vantagens competitivas

Helmuth Hofstatter*

01/04/2019 às 16h55

Foto: Shutterstock

Se você atua com Comércio Exterior com certeza vai se identificar com a situação a seguir. Hoje, com a variedade de operações e informações a que temos acesso, um dos principais desafios do mercado é ter o controle online da importação, em um só lugar.

Estar a par do que acontece ao longo do processo na cadeia logística, além de necessário, pode trazer diversas vantagens competitivas para o negócio. Listamos alguns dos benefícios a seguir, confira:

Agilidade no acesso a informações

O controle de todo o processo requer o acesso a diferentes informações. Com o uso da tecnologia é possível automatizar o serviço, diminuindo a burocracia e o tempo necessário para tal atividade.

Segurança e prevenção de falhas

Tão importante quanto o acesso aos dados, são as fontes e a confiabilidade que elas oferecem. A segurança das informações, a partir da comparação e do rastreio de origem, permite a tomada de decisões cada vez mais assertiva.
Outro ponto importante de destacar se refere às vantagens do processo automatizado pois, desta forma, sem a intervenção manual, é possível reduzir os erros, aumentar os resultados e a confiabilidade do negócio.

Eficiência nos processos de logística

Realizar o controle online de importação permite ter em mãos o acompanhamento da carga e a administração do estoque e do fluxo de caixa, levando a um resultado completo na gestão dos processos. Assim, você informa com eficiência todas as etapas desse processo ao seu cliente, bem como os atrasos ou problemas, em apenas um lugar.

*Helmuth Hofstatter é empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação. Possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail