Home > Notícias

Equipes multidisciplinares são o coração do sucesso da TI, diz CIO da Solar Coca-Cola

Claudio Fontes detalhe estratégia da companhia, que conta com participação significativa de profissionais de outra área na TI

30/04/2018 às 10h02

Foto:

Claudio Fontes, CIO da Solar Coca-Cola, é enfático: o sucesso da equipe de TI da companhia se resume a um principal fator: multidisciplinaridade. Dos 77 profissionais da área, cerca de 20 são oriundos de outros setores, afirma o executivo.

“Nosso foco é baseado em quatro pilares: pessoas, objetividade, transparência e respeito”, resume o executivo, que participa nesta semana do IT Forum 2018, encontro que reúne CIOs e CEOs das 500 maiores empresas do Brasil.

Criada há cinco anos, a Solar Coca-Cola é a terceira maior fabricante do sistema Coca-Cola no Brasil e uma das 15 principais do mundo. São 13 fábricas, 36 centros de distribuição e capacidade pra produzir 3 bilhões de litros de bebidas ao ano.

O executivo, que chegou à companhia um ano após a criação, lembra que sua principal missão era ter a certeza de que a empresa estava no caminho certo, escolhendo as pessoas comprometidas com as causas e diretrizes da companhia.

Ele comenta que, neste período, não perdeu nenhum profissional e, dos 45 que o setor de TI contava na sua chegada, o número agora já beira os 80. Dentre eles, muitos capacitados para atuar no setor. “O time de TI é formado por pessoas com formação técnica na área além da mescla com outros setores, que não necessariamente conheciam TI. Fomos capacitando para atuarem conosco”, explica.

O “intercâmbio” com outra áreas de negócios, para Fontes, melhora significativamente o relacionamento interno entre elas. “Não tem nenhuma área da organização que a TI não tenha bom relacionamento”, completa.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail