Home > Notícias

Escritório Social passa a utilizar sistema desenvolvido pelo Prodest

Plataforma permite controle e acompanhamento de egressos (cidadãos que já cumpriram a pena) e dos familiares

21/05/2018 às 15h55

Foto:

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu o sistema de gestão das atividades do Escritório Social, que tem como objetivo ressocializar pessoas que deixaram o sistema prisional.

O sistema permite o controle e o acompanhamento de egressos (cidadãos que já cumpriram a pena) e dos familiares, possibilitando gerenciar as iniciativas voltadas para a reintegração social e a cidadania dos beneficiados com mais eficiência.

Na ferramenta, é feito um plano individual de atendimento que levanta informações sobre o perfil profissional, a situação de saúde, a escolaridade, as aptidões, a composição familiar e as necessidades do egresso e dos familiares. A medida permite elaborar e executar ações para os beneficiados, como a emissão de documentos e o encaminhamento para cursos e entrevistas de emprego.

“Anteriormente, o controle dos serviços era feito por um editor de planilhas. Agora, é mais fácil visualizar todas as informações do atendimento prestado aos egressos e aos familiares. Isso permite obter dados sobre os encaminhamentos e as atividades planejadas para suprir as demandas com mais rapidez e confiabilidade”, enfatizou Thiago Ferraz.

A ferramenta pode ser acessada por gestores e técnicos (psicólogos, assistentes sociais e funcionários da área administrativa) da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e por uma equipe da Secretaria de Estado de Governo (SEG).

Escritório Social

Inaugurado em abril de 2016, o Escritório Social é um dos eixos do programa Cidadania nos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), implantado de forma pioneira no Espírito Santo.

A proposta desse espaço, localizado no Centro de Vitória, é reunir em um mesmo local atendimentos e serviços para dar suporte aos egressos do sistema prisional e para suas famílias em diversas áreas (saúde, qualificação, encaminhamento profissional e atendimento psicossocial).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail