Home > Notícias

Estudo da ClearSale aponta que tentativas de fraude no e-commerce brasileiro aumentam 14%

Mapa da Fraude aponta novos setores visados pelos criminosos

Redação

13/04/2018 às 8h55

Foto:

A ClearSale divulgou nesta quinta-feira (12/4) o Mapa da Fraude 2018 (com base no anterior). O estudo reúne informações sobre tentativas de fraude no e-commerce brasileiro e aponta que, em 2017, a cada R$100 gastos em lojas online, R$3,42 sofreram tentativas de fraude. Isso representa um aumento de 14% em relação a 2016. Entretanto, não há um motivo específico para o crescimento neste tipo de crime. Criativos, os criminosos criam novas formas de fraudar sistemas todos os dias.

Omar Jarouche, gerente de Inteligência Estatística da ClearSale, sinaliza que as compras online são cada vez mais comuns e os fraudadores estão cientes desse comportamento. “Em 2017 um número maior de vazamento de dados foi identificado, mostrando que os fraudadores estão encontrando novas formas de cometer fraudes”, explica.

Alerta para o setor de bebidas

Primeira vez, o setor de bebidas aparece como um dos segmentos mais visados. Isso pode ocorrer por conta do aumento da segurança em outros setores, o que faz os criminosos buscarem alternativas de produtos com alto valor e de fácil revenda. Os setores de celulares e de videogames estão em primeiro e segundo lugar em tentativa de fraude.

“O Mapa da Fraude nos permite entender quais os momentos que os fraudadores agem e quais são os produtos que procuram”, completa.

Ainda de acordo com o executivo, o investimento na segurança antifraude é importante e pode ajudar o lojista a ter um retorno financeiro muito mais satisfatório sem grandes perdas em transações comerciais.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail