Home > Notícias

Facebook amplia ferramentas de análise para desenvolvedores de aplicativos

Déborah Oliveira

17/09/2014 às 10h33

Facebook amplia ferramentas de análise para desenvolvedores de aplicativos
Foto:

O Facebook anunciou melhorias em suas ferramentas de análise para desenvolvedores de aplicativos. A empresa está lançando opções para medir o desempenho de aplicativos entre grupos específicos de pessoas, bem como maneiras de controlar a retenção de usuários, informou em seu blog. 

Agora é possível, por exemplo, medir fatores como receita ou tempo gasto na aplicação, bem como verificar táticas de uso de testes A/B. “Você pode fornecer para 10% das pessoas um item livre do seu aplicativo, e em seguida medir se esse grupo gasta mais do que as pessoas que não receberam o item livre. Essa é apenas uma das muitas estratégias dessa nova visão”, explicou o Facebook.

Os dados permitirão que desenvolvedores observem se as mudanças resultaram em mais engajamento. Dessa forma, as empresas poderão criar anúncios ou fazer outras alterações com base no que aprenderam.

Veja algumas das possibilidades que os desenvolvedores poderão usar:

Coortes 
de origem
Coortes são grupos de indivíduos que compartilharam um determinado evento em conjunto durante um período específico de tempo. Ao aplicar coortes de origem, é possível agrupar pessoas a partir da fonte de instalação do aplicativo. Por exemplo, Facebook Ad e mensurar qual fonte traz mais pessoas para o app.

Coortes baseados em ação 
Você pode agrupar pessoas que tomaram uma determinada ação em seu aplicativo. Por exemplo, um grupo de pessoas que alcançaram um certo nível no jogo. Dessa forma, pode-se comprar esse grupo com outro que chegou a um nível diferente.

Coortes com base no tempo 
É possível agrupar pessoas que tenham instalado o aplicativo em um período de tempo específico. Você pode comparar as pessoas que instalaram o app em junho versus julho, e ver qual grupo passa mais tempo em seu aplicativo em cada mês. 

Coortes baseados em histórias 
Você pode acompanhar as impressões que recebe por meio de post no Facebook por pessoas em um determinado grupo, o que permite determinar quais grupos postam mais sobre o app.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail