Home > Notícias

Facebook integra recursos de Inteligência Artificial em plataforma de marketplace

Rede social testa recursos alimentados com AI para sugerir preços e identificar produtos

Redação

03/10/2018 às 18h52

Foto:

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (3) que a sua ferramenta de Marketplace, lançada em 2016, agora conta com recursos de Inteligência Artificial  (AI, na sigla em inglês) para otimizar as compras e vendas dentro da plataforma.

"Acreditamos que a IA pode mudar fundamentalmente a maneira como as pessoas fazem compras, com as oportunidades e o valor em potencial que a tecnologia pode trazer para compradores e vendedores", escreveu Debora Liu, VP de Marketplace do Facebook, em comunicado.

A ideia é que com a tecnologia, o Marketplace se torne mais eficiente e personalizado para compradores, além de ajudar os vendedores a se conectar com mais rapidez aos compradores em potencial. Entre as possibilidades, o novo recurso pode melhorar automaticamente a qualidade das fotos e traduzir classificados e conversas do Messenger.

Como funciona

Os novos recursos usam IA para sugestões de faixa de preço e categorização automática. Por exemplo: se alguém quer vender sua cadeira de escritório, o Marketplace pode usar a AI para ajudá-lo a vender ainda mais rápido ao sugerir o preço entre US$ 50 a US$ 75 com base em cadeiras semelhantes recentemente vendidas. A AI também categorizará automaticamente a cadeira como "mobília" com base na foto e na descrição, para que você não precise fazer isso.

O Facebook também informou que está testando recursos de câmera que podem usar a AI para recomendar produtos nos quais usuários possam se interessar. "Digamos que você tenha gostado dos fones de ouvido do seu amigo e queira um igual; você poderá tirar uma foto dos fones de ouvido e a tecnologia de AI do Marketplace recomendará anúncios semelhantes para venda nas proximidades", explicou Liu.

Segundo a rede social, hoje uma em cada três pessoas no Facebook nos EUA faz compras no Marketplace todos os meses para adquirir desde sapatos novos até equipamentos para bebês, carros e apartamentos. E os eletrônicos são uma das categorias mais populares globalmente para o Marketplace, ao lado de móveis e veículos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail