Home > Notícias

Falha de segurança em protocolo revela dados de proprietários de domínios no Google Apps

Cibele Lana

13/03/2015 às 12h05

Falha de segurança em protocolo revela dados de proprietários de domínios no Google Apps
Foto:

Nomes, endereços, informações de e-mail e números de telefones de 282.867 proprietários de domínios no Google Apps foram expostos devido a uma falha de segurança no Whois, protocolo voltado para consulta de informações sobre domínios, de acordo com a Cisco.

A equipe de pesquisa e segurança da empresa Talos publicou uma nota sobre o assunto indicando que o problema parece ter começado em meados de 2013 e, desde então, tem revelado detalhes de dados de pessoas que optaram pela proteção da privacidade no Whois.

Pesquisadores concluíram que os administradores de domínios foram afetados depois de terem renovado seus dados de registro privado no Whois. Dos cerca de 309.925 domínios registrados no eNom, parceiro do Google, cerca de 94% foram afetados.

A correção já foi solicitada, mas a equipe da Talos alerta que a falha possibilitou extrair informação que podem ser usadas para fins maliciosos, como disparo de spams, phishing e outras formas criminosas de uso de dados. O Google, por sua vez, enviou um e-mail para os usuários afetados explicando a falha.
*Com informações do The Next Web  

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail