Home > Notícias

Famílias brasileiras usam cartão de crédito a cada 24 dias, diz estudo

Levantamento da Kantar estima que Brasil e Argentina estão entre os países líderes no uso de cartão de crédito na América Latina.

Wellington Arruda

07/08/2019 às 19h28

compra loja
Foto: Shutterstock

De acordo com levantamento da Kantar, Brasil e Argentina são os países da América Latina que mais usam o cartão de crédito para comprar produtos de consumo massivo (FMCG).

Estima-se que 45% das famílias latino-americanas usam o cartão de crédito para esta finalidade. No Brasil, esse número sobe para 65%.

Por aqui, as famílias usaram o cartão para esta finalidade 15 vezes durante o ano passado, ou uma compra a cada 24 dias. Já na América Latina, a média de uso do cartão de crédito foi a cada 25 dias.

Praticamente 100% das famílias da região usam dinheiro como forma de pagamento, que acontece, em média, a cada 6 dias no Brasil ou 61 vezes ao ano; na região, o número sobe para 132 vezes no ano, numa média de a cada 2 dias.

Vale notar que o estudo analisou os países da América Latina com exceção de Chile e Bolívia.

A partir dele, conclui-se que 20% de todos os gastos com as categorias de rápido consumo são quitados em cartões de débito, crédito ou conveniados em lojas. A escolha pelo cartão de crédito, nestas situações, cresceu 2% em 2018.

Somente no Brasil, 30% das compras de FMCG de 2018 foram quitadas via cartão, um crescimento de 8% em relação a 2017. Os pagamentos através de dinheiro representam maioria, com 61% do total arrecadado, e perdeu 2% em valor – bem como na região.

Como analisa Giovanna Fischer, diretora de marketing e insights da Kantar, "é importante observar a maneira como elas [famílias] pagam" despesas com bens de consumo massivo, que representam 28% dos gastos das famílias do país.

Fischer ainda relata o seguinte: o cartão é usado menos, mas os valores gastos são maiores "a cada ida ao ponto de venda"; na mesma linha, "o dinheiro é eleito majoritariamente em compras menores e mais frequentes".

No atacarejo, as compras com cartões cresceram 25% e 30% entre as famílias e compras em FMCG, resultando num incremento de 22 mil novos lares em 2018.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail