Home > Notícias

Fim do Horário de Verão pode afetar produtividade?

Algumas ações simples e eficazes podem tornar esse período menos crítico. Confira as dicas da Robert Half

Redação

18/02/2019 às 11h53

Foto: Shutterstock

O Horário de Verão nunca foi consenso entre as pessoas. Há quem goste daquela uma hora adiantada para aproveitar mais horas de sol, outras se incomodam com o fato de ainda estar escuro quando se levantam pela manhã. Mas o fato é que muitos sofrem com a adaptação nos primeiros dias do novo horário e, no trabalho, a produtividade pode ser afetada.

No último domingo (17/2), os estados onde a mudança é realizada voltaram ao horário normal e para amenizar os efeitos, algumas ações simples e eficazes podem tornar esse período menos crítico. Confira três dicas listadas pela Robert Half no blog da empresa para manter a produtividade depois do fim do Horário de Verão.

Período produtivo

Conhecer em qual período do dia você é mais produtivo pode ser o primeiro passo. Uma forma de descobrir é monitorar o tempo gasto em cada atividade e como se sente enquanto as realiza. Se você foi capaz de trabalhar 90 minutos ou mais em um projeto substancial com pequenas pausas, é um sinal de que você estava em seu pico de produtividade, por exemplo.

Reorganize sua agenda

Outra forma de deixar a rotina menos desgastante no pós-Horário de Verão é reorganizar a agenda de reuniões e deixar as conversas que necessitem alta concentração para outros dias da semana.

Adapte sua rotina

Os colaboradores que sofrem com a mudança não devem começar o dia com tarefas que exijam maior concentração. Se possível, deixe para a terça-feira – é o dia mais produtivo da semana, segundo pesquisa da Robert Half nos Estados Unidos. Use as primeiras horas do dia para arrumar o local de trabalho, limpar a caixa de e-mails ou outras atividades mais leves.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail