Home > Notícias

Fintech Simply adota nuvem Microsoft para análise de crédito com AI

Guilherme Borini

27/04/2017 às 9h42

Foto:

Com uso de tecnologias de automação e nuvem da Microsoft, além de recursos de inteligência artificial, a fintech Simply está conseguindo reduzir para uma questão de segundos uma atividade que antes levava minutos: análise de crédito, processso historicamente complicado para bancos e financeiras.

Manual, lento e burocrático, o diagnóstico da capacidade de pagamento sempre foi motivo de reclamações de clientes, além de ser um processo caro e com brechas de segurança para as instituições financeiras.

Para fazer um processo de conferência e análise de crédito totalmente digital, a Simply usa duas ferramentas. A primeira é a Atomics, que baseia-se em IA para automatizar uma série de processos. O recurso classifica eletronicamente documentos como RG, CPF, CNH, comprovantes de endereço, contratos e termos de adesão, e também é capaz de detectar fraudes como duplicidade e adulteração de documentos. A ferramenta ainda verifica se todos os documentos estão assinados e, no caso de pessoas analfabetas, faz um reconhecimento da impressão digital. Ao final do processo, as imagens dos documentos são convertidas em dados.

A segunda ferramenta, S-Works, é o responsável por executar de forma eletrônica as tarefas posteriores à triagem dos documentos, tais como: checklist, comparação de informações, consultas em sites externos e validação de regras de negócios. Essa tecnologia pode ser aplicada a diversos produtos financeiros de uma instituição, como os processos abertura de contas, contratação de empréstimos, venda de cartões, entre outros.

As duas ferramentas rodam em Azure, a nuvem da Microsoft, que reúne a capacidade de processamento de dados necessária para o uso de Inteligência Artificial, Machine Learning e manipulação de grandes bancos de dados. A nuvem permite o processamento de milhares de documentos por hora, com a possibilidade de se adaptar automaticamente a picos de demanda sem qualquer impacto no desempenho e na qualidade do serviço oferecido pela Simply.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail