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Black Friday sem riscos para PMEs: MYRP lança guia de como aproveitar melhor essa data

Companhia orienta micro e pequenas empresas para aumentar vendas e aproveitar melhor a data

Para os empresários brasileiros que estão receosos de participar da Black Friday esse ano, o MYRP, sistema gestão empresarial disponibiliza gratuitamente um guia completo de como as PMES podem adotar melhores práticas para aproveitar a oportunidade. Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado semana passada, cerca de 62% dos empresários brasileiros deixarão de aderir à Black Friday 2017, enquanto apenas 35% devem participar.

O guia elaborado pela MYRP é voltado para PMEs e traz dicas fundamentais de gestão como a importância de um planejamento adequado e da boa estruturação das promoções. O diretor de Marketing do MYPR, Tibério César Valcanaia, afirma que essa iniciativa faz parte de uma estratégia maior da empresa que tem por intuito contribuir para o crescimento do micro e pequeno empresário para uma visão mais ampla de gestão de seu negócio.

“Mostramos que a data vai além da oferta de descontos grandes aos clientes, e apresenta-se como uma oportunidade para a empresa gerar mais vendas, aumentar o fluxo de clientes, esvaziar estoque e se preparar para dar atenção ao próximo período forte para o comércio, o Natal”, afirma o diretor. Segundo a pesquisa do SPC Brasil, 23% dos respondentes acreditam que a data contribui para aumentar as vendas no final do ano. O evento ocorre na terceira sexta-feira de novembro.

Nossa mensagem principal é que as “boas promoções são sempre ferramentas atrativas para os consumidores e, quando bem planejadas, resultam em excelentes retornos para os lucros e bons resultados para as partes envolvidas”, destaca o diretor. O guia reforça a ideia de que a Black Friday é uma excelente oportunidade de ganhar espaço no mercado e ganhar clientes. Apresenta como o planejamento e o conhecimento da dinâmica da data favorecem um preparo adequado da empresa, sendo capaz de atender adequadamente à demanda de clientes, com eficiência e bons resultados para ambos.

“Ao decidir entrar em uma grande companha como a Black Friday, é importante que o empreendedor tenha um objetivo que pode ser desde atrair mais clientes, incentivar a venda de produtos parados ou até mesmo para aumentar os números de vendas e crescer. Com isso em mente é que ele deve escolher os produtos participantes. Tudo de forma estratégica e de olho no controle do estoque para que a ação não saia errada”, diz o diretor de Marketing do MYRP.

Para a empresa sete ações táticas são essenciais

1. Tenha foco

Estabeleça quais produtos, qual o seu objetivo e qual público-alvo deseja atingir. Defina a porcentagem de desconto e atente-se à data da promoção;

2. Prepare seu estoque e atendimento

Planejamento para o Black Friday é o ponto base do sucesso. Se a data oportuniza o aumento das vendas e a conquista de novos clientes, é fundamental garantir que haja estoque e estrutura de atendimento suficiente para atender à demanda. Faça um levantamento do estoque com quantidades e modelos dos produtos existentes em loja. Avalie quais mercadorias ou serviços são mais procurados pelos clientes e avalie o aumento das compras. Ter um estoque completo e capaz de atender aos clientes é fundamental;

3. Avalie os produtos

Verifique quais são os produtos mais vendidos (geralmente mais baratos) e os mais rentáveis (aqueles que não possuem uma alta procura, mas geram um lucro maior). Como cada um se destina a um público diferente, siga a sua estratégia e aproveite para coloca-los na praça por um preço que gere mais procura;

4. Deixe os produtos em evidência

Caso o empreendimento tenha uma loja física, use de decorações para chamar a atenção do produto na loja. Em caso de lojas on-line, invista em banners, campanha digital, etc;

5. Ofereça combos

Incentive a compra de itens não promocionais e aproveite o preço reduzido para mostrar a vantagem econômica de se levar mais um;

6. Fidelize seus clientes

Um bom atendimento durante os períodos de pré e pós-venda garante que o cliente sempre volte, portanto, preste atenção às informações, dúvidas e sugestões que possam surgir nesse período;

7. Tenha um sistema de gestão de gestão eficiente

O MYRP é um sistema de gestão empresarial 100% online e na nuvem, que faz a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e, NF-e e CT-e, e possibilita o gerenciamento de uma pequena empresa, com controle financeiro, de estoque e vendas.

“Fazer uma promoção exige planejamento e alinhamento de objetivos que sejam adequadas à realidade de cada empresa. A Black Friday é uma excelente oportunidade para os empresários e, por isso, obter um sistema de gestão e um planejamento são essenciais para conquistar excelentes resultados de vendas, com organização e controle”, complementa o diretor.

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