COMUNIDADE
Infor vive momento de transformação nos negócios e mira cloud e verticais

Infor vive momento de transformação nos negócios e mira cloud e verticais

Fabricante aposta suas fichas na mudança de liderança e nas oportunidades em nuvem em solo nacional

Há muitos anos, a Infor era conhecida apenas como fornecedora de software de gestão empresarial. Mas assim como seus concorrentes, como SAP e Oracle, que ampliaram o leque de produtos, também acrescentou itens ao seu portfólio em linha com a demanda do mercado. Hoje, a companhia norte-americana posiciona-se como fornecedora global de aplicações empresariais e serviços.

“Somos uma empresa de aplicações, focada em verticais”, sintetiza John Flavin, vice-presidente-executivo da Infor, responsável por Américas. Em evento realizado pela fabricante hoje (11/3), em São Paulo, Flavin explicou que a estratégia por verticais é a chave para o crescimento dos negócios e é altamente benéfica para o mercado que poderá contar com um fornecedor especializado por setores. “Clientes querem alguém que entenda seus negócios”, completa.

Lisandro Sciutto, diretor sênior de gerenciamento de produto da Infor, explica que a Infor trabalha, hoje, com 13 indústrias, a mais recente delas é pequenas e médias empresas (PMEs), já que os negócios menores são maioria em diversos locais do mundo e, especialmente, no Brasil.

Além da estratégia por verticais, a Infor aposta ainda em um design diferenciado de seus produtos. “Acreditamos que quando as pessoas usam software, elas têm de trabalhar com interface e usabilidade atraentes, muito além de uma tela preta”, diz Flavin. 

Para possibilitar uma experiência visual avançada para seus clientes, a Infor conta com uma agência própria, criada em 2012. A Hook & Loop é composta por 150 pessoas, que não têm formação em TI, e que buscam transformar a experiência do usuário em seus softwares. “Esse é fim da tirania do superusuário que tem de clicar em muitas telas e saber diversos comandos para realizar uma tarefa simples. Com um design avançado, a interação é fácil e intuitiva, em apenas uma tela”, assina Sciutto.

A vez de cloud
Segundo Flavin, cloud ganhou notoriedade e a Infor está gerando mais negócios no modelo, em razão da sua flexibilidade e do custo atraente. “Mas isso não significa que todos têm de ir para a nuvem. Por isso, também contamos com as soluções on premise”, diz.

Em entrevista ao IT Forum 365, Flavin contou que assim como seus rivais, a Infor está em plena jornada para a nuvem. Hoje, enumera o executivo, já são mais 40 aplicações em cloud, 2,6 mil clientes no mundo, 25 milhões de usuários e mais de dez anos de experiência na nuvem. Como parte da estratégia para o modelo, a Infor tem parceria com a Amazon Web Services (AWS) para oferecer sua InforCloud.

Ainda que o momento econômico atual no Brasil seja de atenção, Flavin está animado com as possibilidades de crescimento em solo nacional em razão da demanda pelo modelo e da atuação por verticais. “Esperamos expansão moderada, mas há um cenário de grandes oportunidades”, conta. 

Um dos estímulos para o otimismo de Flavin está na chegada de Paulo Padrão, que assume a vice-presidência de Vendas no Brasil e Região Sola da Infor. Há três dias no cargo, Padrão, que voltou ao Brasil após anos vivendo nos Estados Unidos, assumiu o compromisso de transparência com a cadeia de valor da Infor. 

A Infor está apostando as fichas em Padrão, após sucessivas trocas de liderança no País. Em junho de 2014, André Papaleo, à frente da operação nacional e na América Latina como vice-presidência regional de Vendas para Contas Globais, deixou a empresa. Depois, foi a vez de Roberto Regente, que ficou quatro meses na posição.

Nos próximos dias, Padrão vai reunir-se com parceiros e clientes para ouvi-los. “Quero entender seus negócios e promover um verdadeiro alinhamento, além de corrigir o que precisa ser corrigido e intensificar o que funciona bem”, afirma. Ele diz que sua motivação para voltar para o País e assumir o desafio está no fato de enxergar na Infor um trabalho diferenciado baseado em antecipar problemas e necessidades dos clientes.
Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.