Centro logístico

TIM adota sistema Atlante Telecom para otimizar gestão de estoque

Com gerenciamento on-line, operadora ganha rápida localização e eficiência no processo de redirecionamento de peças em 101 centros logísticos

Melhorar a gestão de estoque em 101 centros logísticos e atender de forme eficiente as mais de 48 mil instalações ao redor do Brasil. Esses são alguns dos principais desafios da TIM, que adotou tecnologia da Atlante Telecom, com um software de gerenciamento on-line especializado em atender empresas de TV a cabo e telefonia. Com o sistema, a companhia busca atuar de forma mais estruturada nos processos de inventário.

Roberto Shimota, gerente de logística da TIM, afirma que transformar a gestão dos recursos em um processo mais inteligente e ajustado tornou-se essencial para a otimização do trabalho e, por isso, a decisão pela integração do software à gestão da operadora visa simplificar a consulta dos produtos em estoque, agilizar a localização de peças e componentes, além de evitar perdas e facilitar o redirecionamento dos recursos para a realização de reparos, ao invés de ter como regra o processo de compras.

“Um dos pontos principais na busca por uma solução de gerenciamento era unificar as informações dos centros logísticos. Com o Atlante Telecom, a redistribuição de peças entre as unidades logísticas se tornará mais prática, além de melhorar a capacidade de gerir o estoque e os processos, incluindo tempo de atendimento e reparo mais rápidos, oferecendo menor custo operacional”, destaca Shimota.

Leonardo Nunes, diretor técnico da Atlante, conta que foram definidos quais equipamentos têm maior fluxo de utilização na TIM e como seria possível simplificar a movimentação dessas peças para atender, com mais agilidade, todos as instalações realizadas no país. “O sistema é capaz de mostrar quais itens devem ser levados para os centros de distribuição regionais, a fim de melhorar a eficiência de cobertura da empresa”, resume.

Customização

Entre as principais funcionalidades da aplicação estão a possibilidade de customização e o rápido acesso on-line, que permite a consulta e gestão de qualquer lugar. Além disso, por ser um software em nuvem, o Atlante Telecom promove a troca de informações entre os centros logísticos sem demandar qualquer tipo investimento ou adequação na infraestrutura existente.

Outro ponto de destaque está no Controle de Inventário em Pontos de Estoque, com visibilidade nacional, facilitando o trabalho dos colaboradores, assim como a possibilidade de um melhor gerenciamento no processo de compras. Além disso, a aplicação permite amplo controle no processo de reparo.

Para atender todas as necessidades da operadora, alguns dos módulos do Atlante Telecom foram customizados. Um dos diferenciais da plataforma é que ela será aberta tanto aos colaboradores da TIM quanto aos prestadores de serviço e equipes terceirizadas. Dessa forma, as prestadoras passam a ser abastecidas com mais qualidade e eficiência, sem grande demanda por treinamento ou direcionamento para gestão.

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