Home > Notícias

GitHub pode ter sido alvo de cibercriminosos chineses em ataque de DDoS

Déborah Oliveira

30/03/2015 às 10h10

GitHub pode ter sido alvo de cibercriminosos chineses em ataque de DDoS
Foto:

A plataforma de gerenciamento de código GitHub foi vítima na última semana de um ataque de Negação de Serviço (DDoS, na sigla em inglês). Especialistas em segurança dizem que a ação pode ter se originada na China, relata o jornal The Wall Street Journal.

Nos últimos dias, o GitHub, baseado em San Francisco (EUA), foi alvo de enorme quantidade de tráfego de usuários do Baidu, motor de busca chinês. O ataque faz com que o serviço apareça indisponível para muitos usuários desde 26 de março.

O GitHub, que hospeda projetos de codificação dos desenvolvedores on-line, encontrou o ataque de tráfego direcionado em duas páginas específicas sobre sua plataforma que remete para sites que são proibidos na China - o Greatfire.org, recurso que rastreia conteúdo bloqueado no país, e o jornal The New Times em chinês. 

O ataque manipula o tráfego para o Baidu, fazendo com que usuários acessem o motor de busca de fora da China e enviem pedidos de dados a partir de seus computadores para o GitHub. Isso tornou mais difícil bloquear a ação.

Até o momento, o GitHub, que mantém uma página para alertar sobre o status de seu serviço, continua com a informação de ‘ataque em andamento’.

Em um post em seu blog, a empresa diz que este é o maior ataque de sua história, e que envolve uma série de "novas técnicas sofisticadas que usam os navegadores de inocentes que inundam o github.com com elevados níveis de tráfego.”

Segundo informações do site The Next Web, o Baidu diz que não tem envolvimento com o caso e o GitHub não comentou qual teria sido exatamente o alvo da ação.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail