Home > Notícias

Impressão 3D será a próxima grande inovação do setor médico

Guilherme Borini

21/04/2017 às 18h07

Foto:

O setor médico e hospitalar está engajado no desenvolvimento de diversas tecnologias para trazer benefícios aos cuidados de pacientes. É um setor vital e a inovação é uma importante aliada. Uma das novas tecnologias que pode ser um diferencial para o setor é a impressão 3D, sobretudo para próteses e órteses, por exemplo.

"Acredito que a impressão 3D será a grande inovação do setor nos próximos anos. Haverá um tempo de homologação e impressão, mas até 2019 devemos começar a ver isso lá fora e um ou dois anos depois vai aparecer por aqui no Brasil. Isso fará muita diferença no setor", afirma Leonardo Almeida, CIO do Grupo UnitedHealth, durante participação no IT Forum nesta sexta-feira (21/04).

O executivo, claro, espera poder adotar soluções deste tipo para as instalações do seu grupo, que controla a Amil, principal marca, com 6,2 milhões de beneficiários e 370 mil empresas cadastradas.

A inovação, por sinal, é um dos valores corporativos do grupo. "Nosso foco é que os hospitais tenham a tecnologia mais avançada em termos de serviços para os clientes. Somos cobrados para vivermos de inovações e não apenas falarmos sobre isso. Uma boa ideia sem implementação não vale nada."

Parte dessa estratégia foi a criação de um centro de inovação, inaugurado recentemente no Rio de Janeiro, com o objetivo de fazer com que os funcionários possam pensar em inovações para suas áreas de atuação. "O importante é que toda a companhia pense como fazer diferente. No nosso processo de inovação, existe um olho constante no que esta surgindo de tecnologia, mas sempre com viés de como aplicar aos negócios. Como expandir nossa malha de pesquisa e abrir a cabeça para a inovação", comenta.

Almeida cita algumas inovações que a empresa está implementando e testando, como o uso de beacons para criar um mapa digital dos hospitais e facilitar o deslocamento. Outro recurso citado é o uso de dispositivo de realidade virtual para visualização de imagens de exames. "São novas tecnologias, mas sempre pensando no valor para nosso cliente final", completa o executivo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail