COMUNIDADE

Abinee alerta sobre falta de transparência no acordo entre Mercosul e UE

Associação pede maior clareza em relação às regras de acesso a mercados oferecidos pelos europeus que, em sua avaliação

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) encaminhou nesta semana ao governo federal documento alertando para a falta de transparência no acordo birregional entre Mercosul e União Europeia, em fase final de negociação.

A Associação, que é favorável ao acordo, pede maior clareza em relação às regras de acesso a mercados oferecidos pelos europeus que, em sua avaliação, “não refletem garantias de desenvolvimento para a indústria brasileira”.

De acordo com o documento, os termos do acordo devem ser de convergência de entendimentos e não de imposição de disciplinas pela União Europeia, nos moldes negociados por esta com seus outros parceiros comerciais e que não levam em conta as características do mercado brasileiro e dos países do Mercosul.

“A indústria brasileira não pode ser oferecida como moeda de troca para um baixo acesso ao mercado europeu”, afirma o documento. No texto, a Abinee pede pragmatismo na negociação e defende a inclusão de pontos que considera imprescindíveis para a para indústria elétrica e eletrônica brasileira, como: garantia de inclusão do mecanismo de drawback no escopo do acordo; regras de Origem (gerais ou específicas) justas que garantam produção e investimentos no Mercosul; exclusão de produtos remanufaturados dos benefícios tarifários do acordo e inclusão de Memorando de Entendimento (Acordo de Reconhecimento Mútuo) quanto aos ensaios de avaliação de conformidade para os produtos do setor.

“O acordo somente deve ser firmado – ainda que politicamente – no seu tempo e com cobertura comercial coerente para que beneficie a todos os setores da economia brasileira e do Mercosul, nas dimensões comerciais e de investimentos”, ressalta a carta.

O documento foi enviado aos seguintes Ministérios:
Ministro Marcos Pereira – MDIC
Ministro Henrique Meirelles – Fazenda
Ministro Aloysio Nunes – Relações Exteriores
Ministro Blairo Maggi – Agricultura
Ministro Dyogo Henrique de Oliveira – Planejamento
Ministro Eliseu Padilha – Casa Civil

Comentários
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem unicamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da IT Mídia ou quaisquer outros envolvidos nessa publicação.

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.