COMUNIDADE

O verdadeiro papel das soluções de ERP

Para garantir posição de destaque, empresas precisam ter processos bem definidos e utilizar ferramentas de gestão estratégicas para conseguir melhores resultados

Pesquisas apontam que o setor de ERP continuará crescendo acima da média nos próximos anos no Brasil. Porém, apenas as fornecedoras que souberem reinventar seu negócios, desenvolvendo tecnologias de ponta, disruptivas, e que propiciem inovação, é que vão garantir seu espaço nesse mercado tão concorrido.

Para garantir uma posição de destaque, essas empresas precisam ter seus processos bem definidos e utilizar ferramentas de gestão estratégicas para conseguir os melhores resultados, oferecendo uma proposta exclusiva e diferenciada de valor, para atender a um perfil de cliente cada vez mais exigente e conectado com as novidades.

Há 20 anos, a preocupação maior quando se investia em um ERP era automatizar processos e integrar dados de diferentes áreas. Hoje, isso já é muito comum, e os clientes querem mais, querem ter informações em tempo real, com acesso fácil via internet (de qualquer browser) e dispositivos móveis, além de ferramentas robustas de business intelligence (BI) que os auxiliem a tomar decisões mais rápidas e assertivas.

Temos ainda a inteligência artificial – tecnologia altamente inovadora que utiliza algoritmos inteligentes para que máquinas e sistemas aprendam sozinhos, simulando a capacidade do ser humano de pensar e resolver problemas, de forma automática e proativa -, que desponta agora como a mais nova tendência para auxiliar os gestores a prever o futuro.

Mas, apesar de extremamente importantes, essas evoluções, em pouco tempo, também se tornarão commodities. Por isso, o papel das soluções de gestão é muito mais abrangente do que apenas agregar inovações que auxiliem os gestores a administrar melhor o negócio. É preciso gerar uma relação mais próxima dos profissionais, com aquilo que eles fazem crescer a cada dia: a empresa onde ele atua.

O mercado precisa fazer com que os empresários conheçam melhor sua empresa, de forma mais plena, e entregar conhecimento de verdade para quem precisa tomar grandes decisões todos os dias. Acredito que uma mudança de gestão pode transformar as empresas por completo, trazendo resultados mais eficientes, que, consequentemente, vão trazer benefícios para seus consumidores e colaboradores.

E mais, creio que é possível revolucionar toda a sociedade por meio da gestão empresarial, pois a partir do momento em que uma empresa é bem administrada, ela gera benefícios para todos, oferecendo mais estabilidade, qualidade de vida e desenvolvimento econômico em toda região onde ela está inserida. Uma empresa saudável e forte faz mais do que bons resultados. Ela gera valor para a vida de colaboradores, parceiros, consumidores e comunidade.

Essa sim é a verdadeira contribuição que um ERP pode oferecer para todos. E, nós, fornecedoras dessas soluções, temos de disseminar essa visão e colaborar para um mundo melhor.

*Felipe Calixto é diretor presidente da Sankhya

Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.