COMUNIDADE

Uma a cada quatro empresas utiliza OpenStack, mostra estudo

Software de código aberto entra na estratégia de companhias, segundo pesquisa da Suse 

O avanço da migração de soluções para infraestruturas em nuvem, tanto privada quanto híbrida, tem popularizado o software de código aberto OpenStack. Segundo pesquisa realizada pela Suse, empresa especialista em Open Source, 23% das empresas – praticamente uma a cada quatro – já utilizam OpenStack.
O estudo conclui que as empresas estão se voltando para a nuvem privada com Open Source por conta de sua flexibilidade, oportunidades de integração e pela redução dos custos gerais.
A pesquisa, conduzida pela Insight Avenue, ouviu mais de 1,4 mil tomadores de decisão de TI de alto nível em 20 países em uma grande variedade de indústrias. Todos os entrevistados trabalham para organizações com mais de 250 funcionários, com 48% representando empresas maiores com cerca de 1 mil colaboradores.
Thomas Di Giacomo, CTO da Suse, comenta que, atualmente, cada negócio é um negócio digital, e a adoção de uma infraestrutura flexível e ágil definida pelo software pode fazer a diferença entre sucesso e falha. “A visão da Suse, confirmada por milhares de implantações empresariais de sucesso, é que a inovação e a adaptabilidade inerentes ao software de código aberto são ideais para os clientes que estão atendendo aos requisitos de TI atuais enquanto se preparam para um próspero futuro”, destaca.

Outros resultados

Crescimento da nuvem continua com forte mudança para o híbrido – A tecnologia em nuvem amadureceu na medida em que muitas empresas estão adotando uma estratégia única para seus negócios. Espera-se que o crescimento continue para todos os tipos de cloud, especialmente para o modelo híbrido (66% dos entrevistados preferem), privado (55%) e público (36%). Mais de 60% citaram a redução de custos como motivo para a adoção da nuvem, além de outras razões como melhorar a produtividade do desenvolvedor e programador (59%), a consolidação do data center (58%) e a melhoria da agilidade e inovação empresarial (57%).
SDI é o futuro – 95% dos entrevistados acreditam que a infraestrutura definida por software é o futuro para o data center.
DevOps deixa de ser teoria e passa a ser realidade – As empresas estão priorizando uma abordagem do DevOps, que 86% dos entrevistados veem como parte de sua futura estratégia de TI.
Adoção de container continua a ganhar força – 27% das empresas estão atualmente usando container, com outros 44% planejando utilizá-los nos próximos 12 meses.
Habilidades e experiência na área ainda são uma preocupação – Praticamente três quartos das organizações ouvidas ainda se preocupam com a falta de qualificação profissional disponível no mercado quando migram para a nuvem. Esse mesmo número também aparece em relação a falta de habilidades nestas tecnologias dentro das próprias organizações.
Comentários

Notícias Relacionadas

Copyright 2017 IT Mídia. Todos os direitos reservados.
É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da IT Mídia.