Home > Notícias

Instituições se unem para preparar as bases para um País inovador

Parceria oferece capacitação em microinformática, programação computacional e matemática para estudantes de baixa renda

Redação

25/03/2019 às 11h45

Foto: Assessoria

Nesta semana, o Instituto IT Mídia, a ONG Passos Mágicos e o Laboratório de Sustentabilidade da USP (LASSU) lançaram a segunda edição do projeto Paidéa, que tem o objetivo de oferecer capacitação em microinformática, programação computacional básica e relacionamento profissional a jovens de baixa renda entre 16 e 20 anos, matriculados no 2º, 3º anos ou com o ensino médio concluído e residentes na Grande São Paulo.

O programa foi idealizado pela professora e coordenadora do projeto, Tereza Carvalho, do LASSU, e visa aumentar a empregabilidade de jovens no mercado de trabalho, capacitando-os para atuar na área de informática e desenvolvimento de software.

Na abertura da primeira turma do projeto, Tereza contou que falta uma base de conhecimento, principalmente de português e matemática para os jovens que iniciam suas jornadas acadêmicas e profissionais, o que afeta muito o aproveitamento do curso, causando até desistência em alguns casos.

Para fechar essa lacuna, a ONG Passos Mágico, liderada pelos empresários Dimitri Ivanof e Michelle Ivanof, oferecem aulas de reforço de português e matemática para alunos da rede pública de Embu-Guaçu, além de desempenharem um trabalho de cidadania exemplar com os jovens.

Assim, com apoio e conexão do Instituto IT Mídia, desde de outubro de 2018, as duas instituições se uniram e trabalharam na revisão da grade de conteúdo e na seleção de 40 alunos previamente preparados pela Passo Mágicos para iniciar a segunda edição do curso. Mais dez alunos foram selecionados com nota de corte superior a 7,5 em processo envolvendo provas de matemática, português e redação aplicadas pelo próprio LASSU.

Ao final das aulas, que somam 300 horas, os alunos poderão concorrer uma bolsa de 100% em uma das universidades parceiras do Instituto IT Mídia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter Newsletter por e-mail